Prefeitura celebra convênio para mão de obra de reeducandos do Semiaberto em escolas e Ceim’s

  • Assessoria/Prefeitura
Convênio entre prefeitura e Agepen foi assinado na manhã desta sexta-feira, no CAM (Foto: A. Frota)
Convênio entre prefeitura e Agepen foi assinado na manhã desta sexta-feira, no CAM (Foto: A. Frota)

Reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto em Dourados prestarão serviços nas unidades educacionais da rede municipal de ensino. Convênio neste sentido foi celebrado na manhã desta sexta-feira (17) pela Prefeitura de Dourados, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) e o Conselho da Comunidade.

Ao todo, 50 internos, tanto do sexo masculino quanto do feminino, serão selecionados diante de critérios estabelecidos pela Agepen para a realização de reforma em unidades escolares e Ceim’s. A parceria oportuniza o repasse de verba para custear o pagamento de mão de obra dos reeducandos pela prestação dos serviços gerais de manutenção.

O secretário de Educação, Upiran Gonçalves, citou que a junto à prefeita Délia Razuk direcionou o convênio para que as unidades educacionais contem com manutenção estrutural, de forma que os custos sejam reduzidos. Ele destaca ainda que o formato celebrado oportunizará a ressocialização dos reeducandos.

“Contando com experiência adquirida em convênios desta natureza, consultamos a Agepen sobre o interesse do convênio, com anuência da Justiça, e houve o retorno positivo. É de suma importância a celebração desse convênio, tanto do ponto de vista da redução dos custos operacionais para a administração municipal quanto da efetividade da realização dos trabalhos que precisam ser feitos, de forma que impactará ainda na ressocialização destes homens e mulheres”, destacou.

Os reeducandos prestarão serviços em horário estabelecido pela administração municipal, sendo que não ultrapassará o período de oito horas diárias de trabalho, com horário mínimo de uma hora intrajornada. Haverá possibilidade de trabalho aos sábados.

Aos selecionados para a atividade, o trabalho implicará em remissão de pena e capacitação profissional.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves elogiou a abertura da Prefeitura para o convênio e falou da importância do trabalho em parceria para a sociedade em geral.

“Tenho prazer de participar desse momento. Enquanto tivermos pessoas como o secretário e a prefeita Délia, que têm essa visão de que unindo forças levamos diferenciais para a sociedade, vamos ter ações como estas. Temos uma equipe extremamente dedicada nas unidades prisionais, mas precisamos de parcerias como estas. Será um grande avanço na ressocialização que é um dos nossos objetivos de trabalho”, disse.

O secretário destacou que o material para o trabalho a ser feito nas unidades educacionais já está garantido e que na próxima semana os reeducandos devem começar os reparos nas unidades de ensino.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Gesiane

    Gesiane

    Gente é cada absurdo que estamos vendo,para economizar gastos da prefeitura põe presidiários para conviver com crianças? Isso não tem lógica espero que quando a diginissima prefeita vier pedir voto todos se lembrem no que ela está transformando nossa cidade, está tudo um caos e agora pra melhorar por presidiários nas creches e escolas, tenho uma pergunta? Quem vai cuidar e proteger as crianças e mulheres nesses locais? pois ainda que seja nos finais de semana eu tenho amigas que limpam as escolas no final de semana, e os vigias que ficam sozinhos? Gente quer dar segunda chance põe na construção civil, põe pra tapar buracos, monta uma equipe de limpeza pra cidade, mas enfiá-los de goela abaixo na sociedade já é demais"DECEPÇÃO" , Dourados está afundando

  • Tamires

    Tamires

    FINAIS DE SEMANA? QUEM VAI ACOMPANHAR ? JÁ NÃO PAGAM HORAS EXTRAS PARA OS VIGIAS.... AS ESCOLAS FIXAM SOZINHAA FINAIS DE SEMANA.... DEIXA A CHAVE COM ELES. .. ELES TOMAM CONTA... AFF CADA IDÉIA

  • Terezinha Audéte Dal Bosco

    Terezinha Audéte Dal Bosco

    Não moro em Dourados, mas tenho filhas e 3 netos que moram ai.
    Concordo plenamente na ressocialização de presos, no entanto, da forma como está sendo conduzida, me desculpem AGEPEN e Conselho da Comunidade os senhores estão completamente equivocados!!! com tantos buracos nas ruas e sujeira na cidade, por que não colocam estas pessoas para fecharem os buracos, arrumar as calçadas e limparem terrenos baldios?? além do trabalho serão observados e motivados pelos cidadãos que pagam os impostos de manutenção das vias públicas.
    Sei que a "coisa" é política pra encobrir a falta de gestão municipal, mas colocar estas pessoas dentro de escolas, me perdoem, é o fim do senso de respeito com os pais que tem filhos em sala de aula e/ou Ceim’s.
    Que o povo e Ministério Público se manifestem!!!
    Até quando teremos que ver estas aberrações políticas acontecerem?!?!?
    Estou indignada e anojada pela falta de respeito com os cidadãos e crianças que terão que conviver com estas pessoas!!!

  • Joanteli

    Joanteli

    Não queremos presidiários convivendo com nossas crianças!Justo que tenham oportunidades,mas em lugares onde não ofereçam riisco aos nossos filhos!Gestão incompetente,ideias incompetentes!

  • Jhonatan Fuadd

    Jhonatan Fuadd

    bahhh é só o que faltava, tiraram os reeducandos do UPA e HV porque oferecia risco e agora manda paras as escolas? Ta de brincadeira.

  • Neves

    Neves

    Cada palhaçada que esse país de corruptos chamado Brasil inventam...??

  • Lucas Henrique

    Lucas Henrique

    Coloquem eles como professores já que vocês querem tanto que nossas crianças tenham contato com criminosos, ladroes, estupradores e até mesmo assasinos. Estão de parabéns em ?

  • Marcio

    Marcio

    Já que querem colaborar com os internos coloquem eles na sede do fórum na sede do MPE, seria legal, o órgão tb iria economizar bastante !!! Sem contar que o sistema carcerário é falido, não existe ressocialização !!! Colocar internos ao lado de crianças e adolescentes ??? Vcs estão é de brincadeira !!! Não concordo e conclamo a população de dourados para repudiar essa atitude insana !!! Nossas crianças estão em risco !!!!! Acorda povo de dourados !!!!

  • Maria  Elena Martins

    Maria Elena Martins

    Cadeia deixa o indivíduo pior do que ele entrou, acredito sim numa segunda chance, mas por quê com crianças i? Eles poderiam ser seguranças de vocês, não de escolas, pois se vocês aceitam deveriam dar exemplos...

  • Leandro Alves da Silva

    Leandro Alves da Silva

    Olá.maria,vc deve estar enganada pois acredito eu q são celecionados os q ganha.esses benefícios e só assim profissionalizando e capacitando esses condenado eles vão reregenerar....pois jogando eles lá dentro de celas como animais vão sair muito mais revoltado...um exemplo aqui onde moro mg.os governantes da cidade desativou a cadeia pública e tranferirao os condenados pra longe achando q iriam solucionar os brobremas .... não adiantou nada dupricou as ocorrências.e delitos criminais.. parabéns aos idealizador desse atitude.

  • edu

    edu

    Pôe eles pra carpir terrenos baldios ou na construção civil

  • Julia

    Julia

    So o que faltava...se quer colocar pra trabalhar leva pra pque...praça...agora escola? E com certeza a verba vai sair do dinheirol que não pagam reajustes dos professores!

  • Sandra

    Sandra

    A seleção pra trabalhar em locais que atendem crianças deve ser muitíssimo rigorosa.Quem cumpre pena por tráfico e abuso sexual,por exemplo, já teria que ser descartado.E não adianta dizer que isso é discriminação.

  • Elaine

    Elaine

    E quem vai cuidar dos nossos filhos que estao na escola? Nos enquanto pais tentamos de tudo dar uma educacao de qualidade para os nossos filhos, e essa administracao me aparece com essas ideias. O brasil precisa de uma mudanca geral nessas eleicoes...

  • Rosana

    Rosana

    Concordo plenamente com voce Maria.O problema é que esperam primeiro acontecer alguma coisa primeiro pra depois pensarem

  • Val

    Val

    Não só contra dá oportunidade pra os semis abertos. Mas não concordo que tenham contato com as crianças, em ceins e escolas. E se querem dá oportunidade pra eles que seja no final de semana que não tem aula,assim ficam longe das crianças. No mundo que estamos hoje, devemos desconfiar de tudo.

  • Lua Indianara

    Lua Indianara

    Um absurdo colocar bandido dentro das escolas.

  • Maria

    Maria

    Só o que faltava colocar junto com as crianças pessoas que estao cumprindo pena...cansamos de ver na imprensa vários casos de reeducandos sofrendo atentados nos seus trabalhos..se querem dar a oportunidade que seja nos fins de semana onde não há crianças nas escolas e crimes... só acho