Prefeitura de Dourados divulga endereço de e-mail e WhatsApp do Disque Lâmpada

No início de outubro, secretário municipal de Serviços Urbanos alegou ao MPE que o serviço dispõe de apenas oito eletricistas com expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30

Problemas constantes com iluminação pública motivaram investigação do MPE em Dourados (Foto: A. Frota)
Problemas constantes com iluminação pública motivaram investigação do MPE em Dourados (Foto: A. Frota)

A Prefeitura de Dourados divulgou na quarta-feira (14) que o serviço Disque Lâmpada poderá ser requisitado pela população também através do endereço de e-mail [email protected] e do número de WhatsApp 99801-2268. Esses dois meios de comunicação foram somados ao já convencional número de telefone fixo 3424-8620.   No início de outubro, secretário municipal de Serviços Urbanos alegou ao MPE-MS (Ministério Público Estadual) que o disque-lâmpadas que dispõe de apenas oito eletricistas com expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30

Esses três contatos foram disponibilizados pela administração municipal “para a população solicitar os reparos nos ‘braços’, luminárias, relês e fiação da rede de iluminação pública no maior município do interior do Estado”.

“Conforme o secretário Joaquim Soares, o trabalho de troca de lâmpadas é constante, mas a demanda de solicitações estava reprimida em apenas um canal de contato com o serviço, que fazia o cronograma”, informou a prefeitura através da assessoria de comunicação social. “A intenção é dinamizar o atendimento, com mais mobilidade, plano de ação e equipes”, explicou o gestor.

No dia 1º de outubro, durante reunião convocada pelo promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, da 10ª Promotoria de Justiça da Cidadania da comarca, foi estabelecido prazo de 60 dias para Joaquim Soares apresentar “relação completa de serviços empreendidos na área urbana de Dourados para a resolução da problemática referente á iluminação pública (sic)”, conforme a ata anexada ao Inquérito Civil n° 06.2018.00002451-8.

O procedimento aberto para “apurar as causas da precariedade do serviço de iluminação pública na cidade de Dourados, com prejuízo à segurança pública dos cidadãos”, foi motivado pelas queixas da população (veja abaixo) e estudos técnicos produzidos pela Guarda Municipal e pelo 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) que apontam localidades sensíveis em relação à segurança justamente por causa da escuridão.

Ciente de que o município já arrecadou mais de R$ 11 milhões desde o início do ano justamente com a Cosip (Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública), uma tarifa embutida nas contas de energia elétrica distribuídas para os consumidores douradenses, o MPE pediu esclarecimentos aos gestores municipais.

Em ofício com data de 1º de outubro, o secretário de Serviços Urbanos alegou trabalhar diariamente dentro da capacidade. Além de informar que foram realizadas licitações para compra de materiais destinados às “manutenções em atraso”, às quais requereu prazo de 30 dias para conclusão, justificou quadro deficitário de servidores para o serviço.

“Ainda cabe destacar, que, atualmente, temos apenas quatro equipes com dois eletricistas cada para atender a todo o Município, trabalhando entre 7h30 até 13h30, realizando, em média 30 manutenções por equipe, num total de 120 por dia. Para resolver esse déficit estamos preparando licitação para a contratação de mais quatro equipes que trabalharão em períodos alternados até as 22h. Estimamos que, se todo o trâmite licitatório transcorrer sem nenhum percalço, até dezembro /2018 estas equipes já estarão trabalhando, o que, ao nosso rever, resolve os problemas com a manutenção da rede de iluminação pública”, afirmou Joaquim Soares. 

Comentários
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  • ATÉ QUANDO

    ATÉ QUANDO

    É sempre o mais do mesmo, somos OBRIGADOS a pagar IMPOSTOS, e recebemos em troca um serviço de péssima qualidade de execução e pelo visto sem planejamento.
    É obrigação da prefeitura prestar um serviço de qualidade e atender as demandas dos contribuintes. Espero um dia o serviço publico do brasil, ser avaliado por desempenho e metas igualmente a maioria dos brasileiros de maneira justa enfrentam na iniciativa privada.
    Falta isso no Brasil a população cobrar das autoridades competentes, para exigir do serviço publico uma prestação de serviço DESCENTE.

  • Gilson

    Gilson

    Só eu já pedi 4 vezes fora as vezes q meus vizinhos pedirão aqui no nova dourados w12 esquina com Alberto Leopoldo dela cruz ta queimada a mais de um ano

  • Thiagosilva santos

    Thiagosilva santos

    Fas 3 meses que to pedindo um reparo e toda ves e um número de protocolo

  • José

    José

    Já liguei várias vezes e única coisa que o atendente diz , e que tenho que informa meu CPF e aguarda dez dias , a lâmpadas estão queimadas desde janeiro de 2017 e nunca vierao aqui no cachueirinha na rua prudêncio campos leite filho na antiga projetada c para traco as lampadas. E a maioria das ruas do bairro cachueirinha estão esquecido na escuridão.

  • Nildo

    Nildo

    Já solicitei cinco vezes aqui na minha rua e agora ficou pior pois queimou mais uma rua Aimorés jóquei clube