Prefeitura de Dourados poderá ser obrigada a prorrogar concurso público

A Prefeitura de Dourados poderá ser obrigada a prorrogar concurso público que vence em dezembro, por exemplo, dos educadores que foram aprovados no ano de 2016

  • Karol Chicoski
Educadores protestam na Câmara; eles cobram prorrogação de concurso público (Foto: Divulgação)
Educadores protestam na Câmara; eles cobram prorrogação de concurso público (Foto: Divulgação)

Um projeto que aumenta o prazo de validade do concurso público em tempos de crise deve ser analisado pelo Plenário do Senado. A autora da proposta (PEC 130/2015), senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), explicou que é injusto com a pessoa que se dedicou e estudou para realizar o concurso e não ser chamada. Ela diz que é comum os governos cancelarem contratações em situações de crise e econômica, o que na avaliação dela, é um desrespeito aos candidatos que são aprovados e acabam não sendo chamados. “Aquela pessoa que se dedicou, que estudou, que passou no concurso público, passa a viver uma expectativa da chamada. Então, para essas pessoas, a suspensão do concurso é fatal”, explicou.

A senadora argumenta ainda que prorrogar a validade dos concursos em momento de crise econômica é uma forma de dar mais segurança jurídica às seleções públicas e evitar o desperdício do dinheiro dado na realização das provas.

Se o projeto for aprovado, a Prefeitura de Dourados será obrigada a prorrogar concurso público que vence em dezembro, por exemplo, dos educadores que foram aprovados no ano de 2016 para vários cargos no município, onde aproximadamente, 225 profissionais ainda estão à espera. Esses aprovados, que correm contra o tempo para serem chamados, já protestaram na Câmara Municipal, com faixas e cartazes, pedindo apoio dos vereadores.

Os educadores do município chegaram a falar que não têm esperança de serem convocados até o final do ano, e uma alternativa seria que os aprovados sejam chamados até 2020, quando encerra o atual mandato da administração municipal. Mas para que isso aconteça, o concurso precisa ser prorrogado. 

A senadora Vanessa Grazziotin Waldemir, autora da proposta - Foto: Barreto/Agência Senado
A senadora Vanessa Grazziotin Waldemir, autora da proposta - Foto: Barreto/Agência Senado

A senadora destacou que a intenção é mudar o artigo da Constituição onde o concurso público tem validade de dois anos a partir da data de homologação do resultado. A ideia, de acordo com ela, é interromper a contagem desse prazo quando as prefeituras e governos federal, estaduais e distrital deixarem de fazer as nomeações dos aprovados com a alegação de que não têm dinheiro em caixa.

A matéria está pronta para ser votada em dois turnos pelo plenário do Senado.

Validade do concurso público

Atualmente, o concurso público pode ser prorrogado uma única vez por mais dois anos como determina o artigo 37 da constituição. O Senado analisa a sugestão de mudança quando a prefeitura e os governos estaduais e federal, solicitem que a contagem do prazo seja suspensa, alegando dificuldade de caixa e interromperem as nomeações ou novas seleções públicas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Danielly

    Danielly

    É lamentável mesmo estarmos a mercê deles e o mais triste é saber que as esperanças já estão se esgotando e nada irá acontecer. Isso não vai dar em nada até o MP já não fala mais nada foi só pressão.

  • Nilce

    Nilce

    Passei no certame e ainda não fui chamada. Liguei na educação para saber quantos coordenadores foram chamados e não quiseram me informar. Que que acham????

  • Roberto Carlos Jr.

    Roberto Carlos Jr.

    Corrigindo: Gaeco

  • Roberto Carlos Jr

    Roberto Carlos Jr

    Não conhecido o agravo interposto contra a perícia. Esperemos que essa perícia se realize. E, o mais importante, está na hora da DOP entrar na SAD e verificar essas vagas puras (relacionados aos demais cargos) que tanto relatamos aqui, .

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Palhaçada não acham, pra não dizer coisa pior, essa ADM ja passou da hora de acabar, SAÚDE, não temos, IMULINAÇÃO PUBLICA, uma porcaria em muitos bairros, BURACOS NAS RUAS, sem se fala, alem dos INUMEROS contratados ocupando VAGAS PURAS, que por sinal, simplesmente,misteriosamente ninguém sabe quantas são, muito comodo isso não, enquanto isso, os aprovados tem que ficar mendigando ao MP para dar um jeito, jeito esse que a Prefeita CAGA... estamos a merce dessa quadrilha que manda e desmanda a anos em DDS, lamentavel...

  • Adriane

    Adriane

    É obvio que para a atual gestão é vantajoso vencer esse certame, pois assim sobrarão muitas vagas para colocar pessoas contratadas (vulgos, puxa-sacos, cabide político), e alegarão que não há concurso vigente. Muito triste essa administração.

  • Aprovada de Honra

    Aprovada de Honra

    Crise? Uai, e os comissionados, contratados e apadrinhados? Tem que se ter leis contra essa fanfarronice toda. Isso sim. Quero minha vaga para ontem. PASSEI EM PRIMEIRO, tenho provas de pessoas ocupando minha vaga, ganhando mais do que eu que irei assumir. CRISE!!! Sei a crise, para não convocar. Ela quer é vencer o concurso e continuar "trabalhando" de formar obscura.

  • Roberto Carlos Jr.

    Roberto Carlos Jr.

    Acredito que ela não prorrogará o concurso. Infelizmente iremos padecer, pois estamos na expectativa de sermos nomeados e trabalhar em prol da população (sem politicagem)

  • Danielly Chiare

    Danielly Chiare

    O que a prefeitura quer está conseguindo levar os problemas até dezembro para que o prazo de validade acabe. Acho um absurdo o Ministério público dar prazos no qual esses não foram cumpridos assim como o quantitativo de vagas que era para ser apurada e até o momento nada. É muito obvio que há muitas vagas puras só não compreendo por que não chamar logo os aprovados e acabar com isso. Decepcionada com tudo isso!!!