Prefeitura deixa de contratar Normal Médio em Dourados

Profissionais ficam sem emprego depois de investirem em um ano de curso técnico

Estudantes do Normal Médio em Dourados procuraram a redação da 94FM para denunciar a atitude da prefeitura de não contratar nenhum profissional da área. O curso é oferecido pelo governo do estado para suprir as necessidades do município, e forma professores em nível médio para atuarem na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Segundo a comissão criada por formandos de 2012 e 2011 quem já estava trabalhando não teve o contrato renovado e nenhum profissional teve a oportunidade de assumir uma vaga.

Segundo Sara da Silva Dantas, no dia 17 de dezembro elas fizeram a inscrição para o emprego, e no dia 7 de janeiro houve publicação no Diário Oficial da data para apresentação nos Centros de Educação Infantil – CEIM mas, não houve segunda etapa porque nenhuma entrevista foi autorizada. “Como fica agora? O que escutamos nos bastidores é que seremos substituídas por estagiários, mas, eles não estão preparados como estamos. Esses alunos vêm de todas as áreas e nós estudamos especificamente para trabalhar com desenvolvimento infantil”, declarou Sara.

Segundo Fabiana Puglia Oliveira, o curso as capacitou para lidar com as crianças, abordando todo desenvolvimento infantil e por isso pedem apoio dos pais para que a prefeitura repense sua decisão e contrate profissionais que estudaram especificamente para a atividade. Elas também ressaltaram que o objetivo não é substituir os professores que são graduados e investiram quatro anos no ensino superior, “Queremos ocupar nosso lugar de auxiliar, investi um ano da minha vida nessa qualificação com a promessa do prefeito de que até concurso para o Normal Média seria feito e agora sinto como se tivesse jogado este investimento no lixo”, desabafou Fabiana.