Prefeitura deixa lavanderia comunitária sem energia e 12 trabalhadoras perdem sustento

Lavanderia Comunitária do Jardim Água Boa é fonte de renda para 12 mulheres mães de família em Dourados (Reprodução)
Lavanderia Comunitária do Jardim Água Boa é fonte de renda para 12 mulheres mães de família em Dourados (Reprodução)

Um projeto que há 14 anos garante renda para mulheres mães de família foi interrompido pela gestão do prefeito Murilo Zauith (PSB). De quarta-feira passada, dia 14, até esta segunda-feira (19) a Lavanderia Comunitária do Jardim Água Boa ficou sem energia elétrica, até então fornecida por meio dos pagamentos feitos pela Prefeitura de Dourados. 12 trabalhadoras ficaram sem rendimento neste período.

As mulheres que trabalham neste espaço anexo ao Posto de Saúde do Jardim Água Boa ganham por quilo de roupa lavada. Com atividades iniciadas em março de 2001, essa lavanderia comunitária foi um meio encontrado pelo poder público para garantir emprego e renda às mães de família. Somente água e energia elétrica eram pagas pela prefeitura.

Durante 14 anos tudo correu bem. No entanto, desde o dia 14 deste mês essas mulheres ficaram ser ter como como trabalhar. Como fornecimento de energia elétrica foi suspenso nesta data, a bomba de água não funcionava e ficou impossível lavar as roupas que chegam e tampouco passar as que já haviam sido limpas.

A 94 FM apurou que desde o dia 15 servidores ligados à prefeitura informavam que o fornecimento da energia elétrica será restabelecido no período da tarde. Contudo, se passaram cinco dias até que algo fosse feito. Além de não terem como pegar novos trabalhos pela falta de energia elétrica, as trabalhadoras seguiram a perder renda porque alguns clientes desistiram de esperar pela volta do serviço e levaram as roupas para outras lavanderias.

Nas redes sociais começaram a surgir queixas sobre o corte do fornecimento de energia elétrica da lavanderia. Nesta segunda-feira (19) o grupo Reclame Aqui – Dourados/MS tem o desabafo de pessoas que são clientes do espaço e até de familiares das mulheres que lá trabalham.

A Prefeitura de Dourados foi acionada às 15h01 de hoje pelos e-mails [email protected], e [email protected] para que se manifeste sobre o ocorrido. 

A prefeitura informou, em e-mail encaminhado às 9h01 desta terça-feira (20), que o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido. “A Secretaria de Administração informa que o problema que ocasionou o corte no fornecimento de energia na referida lavanderia já esta resolvido. A energia já esta estabelecida”.

Somente durante a tarde desta segunda-feira (19), após a publicação da 94 FM, o fornecimento de energia elétrica foi restabelecido na Lavanderia Comunitária do Água Boa.

*Matéria editada às 16h14 para atualização das informações.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.