Prefeitura inicia emissão de carteirinhas para pessoas com fibromialgia em Dourados

A legislação, de autoria da Vereadora Liandra Brambilla, garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos assegurados por lei às pessoas com deficiência.

  • Com informações da Assecom
A fibromialgia é uma condição caracterizada por dor crônica e generalizada no sistema musculoesquelético, acompanhada de fadiga, distúrbios do sono e outros sintomas.(Foto Divulgação)
A fibromialgia é uma condição caracterizada por dor crônica e generalizada no sistema musculoesquelético, acompanhada de fadiga, distúrbios do sono e outros sintomas.(Foto Divulgação)

A Prefeitura De Dourados inicia neste mês a emissão oficial das  carteirinhas de identificação para pessoas com fibromialgia, dando efetividade à lei municipal Nº 5.112, sancionada em novembro de 2023. o lançamento aconteceu ontem em solenidade na Câmara Municipal.

A legislação, de autoria da Vereadora Liandra Brambilla, garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos assegurados por lei às pessoas com deficiência. Entre eles estão: atendimento prioritário em filas, assentos preferenciais no transporte público, vagas exclusivas em estacionamentos e acesso facilitado aos serviços de saúde.

Para solicitar a carteirinha é necessário entrar no site da Prefeitura de Dourados (cidadao.dourados.ms.gov.br), preencher formulário e anexar os documentos pessoais, como o documento de identidade (RG), CPF, cartão SUS, comprovante de residência, foto 3×4 e o laudo médico com diagnóstico de fibromialgia (emitido nos últimos 3 anos).

Já para a emissão do cartão de estacionamento (vagas preferenciais), o paciente deve comparecer presencialmente à sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), portando os mesmos documentos e o laudo médico. A ação representa mais um avanço na garantia de direitos e qualidade de vida para pessoas com fibromialgia no município, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas inclusivas.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.