Prefeitura pode atender Marçal e instalar lâmpadas de LED com recurso da Cosip

Audiência pública para debater revitalização do setor em Dourados será realizada na sexta-feira, na Câmara de Vereadores

Revitalização da iluminação pública de Dourados poderá incluir uso de lâmpadas de LED (Foto – A. Frota)
Revitalização da iluminação pública de Dourados poderá incluir uso de lâmpadas de LED (Foto – A. Frota)

A Prefeitura de Dourados poderá atender uma indicação do vereador Marçal Filho (PSDB) e revitalizar a iluminação pública da cidade com lâmpadas de LED. Essa possibilidade será discutida sexta-feira (15) durante audiência na Câmara de Vereadores. Os recursos para isso podem sair da Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública), que já rendeu R$ 13,4 milhões ao município de janeiro a novembro.

Desde o início do ano Marçal tem cobrado da prefeitura um projeto de substituição dessas lâmpadas. O vereador destaca que além de economia aos cofres públicos, já que as de LED têm durabilidade em média 25 vezes superior às incandescentes e três vezes às fluorescentes, será possível proporcionar maior luminosidade às ruas da cidade e consequentemente mais segurança à população.

"Muitas cidades no País e no Mato Grosso do Sul têm adotado o uso de LED. Trata-se de uma tendência que traz inúmeros benefícios aos cofres públicos, à população e ao meio ambiente", ponderou Marçal. "É preciso se espelhar em cidades onde o sistema de iluminação funciona".

Nesta terça-feira (12), a prefeitura anunciou a realização da audiência pública agendada para ter início às 8h de sexta-feira, na Câmara de Vereadores. Na ocasião será debatida pela Semsur (Secretaria municipal de Serviços Urbanos) "o programa de revitalização do sistema de iluminação pública no Município, com o tema Cosip - Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública".

A equipe da prefeitura apresentará "as alternativas que estão sendo adotadas, através da Semsur, para a implantação do serviço de iluminação com lâmpadas de LED (Light Emitting Diode, que significa 'diodo emissor de luz'), os ajustes feitos no Disque Lâmpada e os trabalhos de reposição de postes e luminárias da área central, como parte de programa conjunto com o Governo do Estado, após as ações de revitalização das principais avenidas".

Possível fonte de recursos para a revitalização da iluminação pública de Dourados, a Cosip é uma taxa embutida nas contas de energia elétrica distribuídas aos consumidores douradenses pela empresa concessionária do serviço. Mas os recursos são enviados ao município. De acordo com o Portal da Transparência da prefeitura, R$ 13.410.315,06 já pingaram nos cofres públicos municipais este ano.

Segundo a prefeitura, na audiência pública agendada para sexta-feira serão palestrantes o técnico Felipe Egydio, da Semsur, a professora doutora Etiene Biasott, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o engenheiro Mario Coba, da Cree, José Américo Penço Jr. da Energisa e o diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (Imam), arquiteto Fábio Luís.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Flávio

    Flávio

    Se a lâmpada normal tenho protocolo de agosto para troca de lâmpada queimada imagina a LED.

  • Felipe

    Felipe

    Colocando lampadazinha na cidade?Espero que pague o 13. dos Servidores. Obrigação é pagar as contas em dia e depois enfeitar a casa. Quer enfeitar a casa e deixar as contas sem pagar?Fala Sério ein! Administração Amadora!!!