Prefeitura pode enviar à Câmara projeto que acaba com eleições para diretores

Cargos para direção e direção-adjunta das 45 escolas municipais poderão ser ocupados apenas por nomes indicados pela própria prefeita

Pessoas próximas da prefeita Délia Razuk garantem que projeto será enviado à Câmara (Foto: André Bento)
Pessoas próximas da prefeita Délia Razuk garantem que projeto será enviado à Câmara (Foto: André Bento)

Interlocutores da prefeita Délia Razuk (PR) dão como certo o envio à Câmara de Vereadores de uma proposta que acaba com a eleição para diretores de escolas do município de Dourados. O projeto, garantem, deve chegar ao Legislativo nesta segunda-feira (13), com previsão de que esses cargos passem a ser ocupados por nomes indicados pela própria administração municipal.

Por força da Lei n° 2.491, de 22 de maio de 2002 (que sofreu duas atualizações em 2008 e uma alteração em 2014), a escolha dos diretores das 45 escolas municipais ocorre "através de voto secreto pela comunidade escolar". Os mandatos são de três anos, com possibilidade de reeleição.

Contudo, o projeto de lei que poderá ser enviado à Câmara nesta semana pela prefeitura deve incluir um dispositivo que prevê a revogação dos atuais mandatos, já a partir de janeiro de 2018, embora as novas eleições pela comunidade escolar só estejam previstas para o meio do próximo ano.

Dado como certo por gente próxima à prefeita, esse projeto de lei deverá tirar da comunidade escolar o poder de escolha. No atual modelo, podem votar professores efetivos e convocados, coordenadores pedagógicos e funcionários administrativos, além de pais, mães ou responsáveis e os alunos a partir de 10 anos de idade.

Essa legislação em vigor dá direito de apenas um voto ao membro do magistério, ao funcionário administrativo, ao pai, à mãe ou ao responsável pelo aluno. No caso dos votos da comunidade interna, referente aos profissionais das escolas, os votos há correspondência de 40% dos votos, percentual que sobre para 60% no caso da comunidade externa (30% por pais, mães e responsáveis e outros 30% para os alunos aptos a votarem).

Embora a lei atual estabeleça "uma seleção prévia para avaliar conhecimentos mínimos indispensáveis para exercerem as funções de Diretor e de Diretor Adjunto" aos candidatos, a proposta que deverá ser encaminhada pela prefeitura pode delegar exclusivamente à prefeita esse poder de indicação, algo que atualmente só ocorre em casos de novas unidades escolares, inauguradas no intervalo entre eleições, e temporariamente.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Luciana alencar

    Luciana alencar

    Quase todas as escolas de Dourados tem os mesmos diretores a vários anos, concordo com a mudança, pois muitos se acham donos das escolas..

  • agnaldo

    agnaldo

    olha, sinceramente não sou contra a nenhum projeto do executivo ou legislativo, desde que venha beneficiar a população de modo geral, mais é uma brincadeira com a população pobre com tantos problemas em postos de saude , no hospital da "morte" que dizem da vida e essa senhora se preocupar com eleição de diretores? é um tapa na cara dos pobres isso.

  • Suzi Ortiz

    Suzi Ortiz

    Tá mais Do Que na hora de tirar uns diretores que se acham o dono da escola isso é mto bom

  • Pedro

    Pedro

    É mesmo o fim da picado.O o inicio né,"Parece até ditadura voltando."