Prefeitura tenta se apoderar de passarelas do Pq. Alvorada e moradores se rebelam

Durante a sessão de ontem (05) da Câmara Municipal vereadores aprovaram a desafetação em primeira votação

  • Alexandre Duarte

Na sessão de ontem (05) da Câmara Municipal de Dourados, mais uma vez um projeto de autoria do executivo gerou a indignação de moradores. A nova investida do prefeito Murilo Zauith é nas ‘passarelas públicas’ do Parque Alvorada, as quais a prefeitura quer desafetar, ou seja, autorizar a abertura de matrículas imobiliárias, que por sua vez permitem, inclusive, a comercialização das áreas.

Contrários à medida, dezenas de moradores do bairro compareceram ao plenário da câmara, onde pediam a reprovação do projeto. Os vereadores da base aliada, Sergio Nogueira (líder do prefeito) e Cirilo Ramão partiram em defesa do prefeito, mas as seguidas vaias sugeriam que os argumentos não eram convincentes. Nogueira foi o que gerou mais repúdio, ao dizer que as passarelas são um reduto de reprodução de ratos, baratas e outras pragas urbanas.

O vereador Elias Ishy tentou adiar a votação, mas sua proposta foi recusada pela maioria. Minutos depois, na hora de votar o projeto, apenas Ishy, Délia Razuk, Virgínia Magrini e Dirceu Longui foram contrários ao texto. Segundo os moradores, é lastimável que vereadores que residem no bairro, como Raphael Matos e Alan Guedes, tenham votado a favor.

Moradores

Uma das moradoras que protestavam durante a sessão, a empresária Fabíola Amaral, 37 anos, alega que boa parte das passarelas estão bem cuidadas pelos moradores, que investiram do próprio bolso para revitalizar as áreas e custeiam a sua manutenção. Ela também sugere um alternativa para a proposta:

“A população quer dialogar com o prefeito e com os vereadores para que se faça esse processo de uma forma segura. Para isso bastaria apenas que a câmara determinasse que esses espaços se tornassem legalmente áreas verdes. Isso daria a prefeitura à posse legal das áreas e paralelamente impediria qualquer outro tipo de destinação a esses espaços, senão de áreas livres”, alegou.

A moradora diz ainda que o passo a ser tomado neste momento é o estabelecimento de um diálogo com a prefeitura. “Se o prefeito está bem intencionado com essas áreas e não tem a menor intenção de destiná-las para outros fins. Então nada impede que ele faça uma lei segura e que paralelamente se crie um projeto de incentivo de manutenção a esses espaços. Nós inclusive temos idéias e propostas para sugerir ao Prefeito. Mas primeiramente queremos ser ouvidos. Queremos a mesma abertura que o Prefeito e os vereadores tiveram em época de campanha, quando passavam em nossos bairros, comércios ou mesmo éramos abordados na rua e questionados sobre as nossas insatisfações. Queremos esse diálogo agora!”, concluiu.

A redação da 94FM esteve na manhã desta quarta-feira (06) no Parque Alvorada, onde constatou a existência de diversas passarelas bem cuidadas, com árvores, gramados e até playground, tudo fruto do investimento dos moradores. Obviamente existem algumas que não estão em estado de graça, mesmo assim, a redação não conseguiu encontrar as pragas urbanas alardeadas pelo vereador Sérgio Nogueira.

Os moradores disseram que antes da segunda e definitiva votação do projeto, que deve ocorrer na próxima terça-feira (12), irão tentar reverter o quadro e que ainda nesta semana devem marcar uma reunião com todos os moradores do bairro.