Previsão de chuva se confirma e geada pode chegar na sexta-feira em Dourados

A partir da próxima semana a temperatura deve voltar a subir, gradualmente

Chuva registrada hoje deve voltar amanhã, antes de queda acentuada de temperatura no final de semana (Foto: André Bento)
Chuva registrada hoje deve voltar amanhã, antes de queda acentuada de temperatura no final de semana (Foto: André Bento)

A chuva prevista pela meteorologia para essa quarta-feira (3) em Dourados se confirmou. Conforme o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, em quase uma hora choveu 8.1 milímetros. E o Portal Climatempo mostra que a geada antes prevista para sábado (6) pode chegar antes, já na sexta-feira (5), dia com temperatura mínima de 5ºC. 

Hoje o dia começou com mínima de 18.0ºC às 6h02, mas poucas horas depois, às 9h39, os termômetros marcavam 27.0ºC. Contudo, a chuva que começou a cair durante a tarde fez a umidade relativa do ar saltar dos 60% apurados às 9h40 para 95% às 14h59, horário a partir do qual os termômetros voltaram a cair, dessa vez para 20.9ºC.

A exemplo do que indicava ontem, o Portal Climatempo segue a apontar 90% de probabilidade de chover 10 milímetros na quinta-feira (4), com mínima de 11ºC e máxima de 19ºC.

Depois, a sexta-feira deve ser gelada, entre 5ºC e 18ºC, num “dia de sol com algumas nuvens à tarde” e “noite fria com formação de geada. O fim de semana promete um sábado com termômetros entre 3ºC e 16ºC, ensolarado com geada ao amanhecer, e um domingo com mínima de 5ºC e máxima de 22ºC.

A partir da próxima semana a temperatura deve voltar a subir, gradualmente.

JUNHO QUENTE

Esse frio previsto para o início de julho contrasta com o mês passado, apontado pela Embrapa Agropecuária Oeste como o segundo junho mais quente em 41 anos de monitoramento climático no município.

Divulgado hoje, Boletim Guia Clima assinado pelo agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz revela que a temperatura média foi de 21.2°C em Dourados em junho, quase três graus superior ao histórico apurado no mês (18,4°C). “A média das máximas foi 28,3°C, aproximadamente três graus e meio superior à normal, 25,0°C”, informou.

Com base em dados apurados pela estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, o pesquisador detalha que somente junho de 2005 foi mais quente. 

Quanto as máximas, porém, o pesquisador afirma que Dourados enfrentou a maior média para junho em toda série histórica, iniciada em 1979. “Em 12 dias as temperaturas superaram 30°C, atingindo 32,9°C em 30 de junho, a temperatura mais alta registrada em junho em 41 anos”.

E até mesmo no caso das mínimas houve temperaturas mais elevadas no mês passado, com média de 15,4°C, mais de dois graus superior ao habitual para junho, de 13,2°C. “Não houve registro de temperaturas inferiores a 10°C e a mínima do mês foi 10,1°C, em 6 de junho”, pontuou Fietz.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.