Produtores esperam vender 15 toneladas na Semana do Peixe em Dourados
As atividades terão apoio de caminhões-feira

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, participou na terça-feira (13), em Dourados, da abertura da Semana do Peixe, que segue até o próximo domingo (18), e tem seu foco voltado à comercialização e incentivo ao consumo de alimento saudável.
Na oportunidade, o secretário destacou a importância da atividade e a forma como o Governo do Estado inseriu o fomento a cadeia produtiva do peixe entre suas prioridades. “Vemos na piscicultura uma alternativa extremamente importante para geração de renda, especialmente para o pequeno produtor”, disse.
Oportunidade ímpar para aproximar consumidores e produtores, a Semana do Peixe, segundo Fernando Lamas, tem total apoio do Governo do Estado por conta do interesse em fomentar o desenvolvimento da atividade em Mato Grosso do Sul. “Precisamos de alternativas como essas para ajudar o Brasil na árdua tarefa de ampliar o consumo que hoje está muito abaixo do que preconiza a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, afirmou.
Semana do Peixe
As atividades de comercialização terão apoio de caminhões-feira do MDA (Ministério da Pesca e Aquicultura), que conta com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria, como câmaras frias, balcão expositor refrigerado e balanças, e que se revezarão entre os parques Antenor Martins (Parque do Lago), Primo Vicente (Rego D’Água) e as feiras.
Mais dois caminhões câmara-fria (um do MDA e outro da MS-Peixe) e dois caminhões de carga viva – que levarão os peixes para o abate no frigorífico – darão apoio as atividades.
As feiras participantes da Semana do Peixe são: a do Parque dos Ipês (que funciona na terça-feira, das 17h às 21h), a da Praça do Cinquentenário (funcionando quarta-feira, das 7h às 21h), a da Praça do Parque Alvorada (que funciona na quinta-feira, das 7h às 21h), a do Ceper do 3º Plano (aberta na sexta-feira, das 7h às 21h) e a Feira da Rua Cuiabá (aberta no sábado durante o dia e a noite e no domingo até às 12h).
A meta da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidaria (Semafes) é comercializar neste período pelo menos 15 toneladas de peixe das espécies pintado, catfish, pacu, patinga e tambacu, criados em cativeiro em Dourados e região.
Além das atividades de comercialização uma oficina gastronômica acontece no dia 16, Dia Mundial da Alimentação Saudável, na sede do sindicato Rural dentro da programação da Semana do Peixe.