Projeto de Extensão da Uems ensina primeiros-socorros em escola estadual de Dourados

  • Assessoria/UEMS
Fotos: Eduarda Rosa/UEMS
Fotos: Eduarda Rosa/UEMS

As ações educativas do projeto de Extensão “Primeiros-Socorros na Escola” ministradas pelo sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Orides Piveta Junior, que é mestrando do programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Saúde (PPGES), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), foram concluídas na semana passada.

Percebendo a importância e a necessidade de ensinar os primeiros-socorros nas escolas, Orides Junior desenvolveu nos meses de março a maio deste ano, na EE Ramona da Silva Pedroso, em Dourados, o projeto de Extensão “Primeiros-Socorros na Escola”, com objetivo de promover ações educativas sobre este assunto para 34 alunos, do 9º ano, do período matutino.

No último dia do Projeto, foi realizada uma simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem (Foto: Eduarda Rosa/UEMS)
No último dia do Projeto, foi realizada uma simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem (Foto: Eduarda Rosa/UEMS)

As ações contaram com o apoio do cabo, Ageu Costa Martins, e do Corpo de Bombeiros de Dourados. Durante os três meses foram abordados os seguintes assuntos: segurança do local, sinais vitais, exame primário, desobstrução das vias aéreas, parada cardiorrespiratória, convulsões, desmaio, fraturas, entorses, luxações entre outros.

O Projeto ficou sob a coordenação da professora doutora, Cibele de Moura Sales, e sob a orientação do professor doutor Antonio Sales, ambos docentes do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde da Uems.

O evento de encerramento contou com a presença: do tenente coronel, Flávio Pereira Guimarães, comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Dourados; do professor doutor, Antonio Sales, orientador do projeto de Extensão; professora doutora, Márcia Regina Martins Alvarenga, pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, da Uems; o professor Ney Aparecido Azambuja, representando o reitor da Uems; o professor, João Vanderley Azevedo, diretor da EE Ramona da Silva Pedroso; o professor, Nei Elias Coineth de Oliveira, coordenador Regional de Educação de Dourados; e a chefe da Divisão de Extensão da Uems, Nidene Cardena Souza.

No último dia do Projeto, foi realizada uma simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem, proporcionando aos alunos uma proximidade com a realidade, reproduzindo assim, aspectos de maneira interativa, dinamizando o processo de ensino e aprendizagem.

“Ao final das ações educativas espera-se, que os educandos desenvolvam conhecimentos e habilidades que lhes permitam ser capazes de realizar procedimentos básicos no atendimento inicial em urgências e emergências de forma natural e com presteza, podendo assim, salvar uma vida”, disse o mestrando.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.