Protesto contra cortes na educação lota Praça Antônio João de manifestantes

Protesto tem como alvos a Reforma da Previdência e os anunciados cortes na educação superior

Manifestantes douradenses protestaram na Praça Antônio João (Foto: Divulgação/Simted)
Manifestantes douradenses protestaram na Praça Antônio João (Foto: Divulgação/Simted)

Milhares de manifestantes lotaram a Praça Antônio João, no centro de Dourados, para o protesto nacional contra a Reforma da Previdência e os cortes na educação anunciados pelo governo federal. Trabalhadores do setor e de outras áreas, além de estudantes, levaram faixas, cartazes, e criticaram o contingenciamento de recursos de universidades anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

No início deste mês, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) divulgou nota para anunciar corte de gastos em função do bloqueio de R$ 12,4 milhões de seu orçamento, aplicado pelo MEC (Ministério da Educação). Os setores mais afetados, segundo a instituição, referem-se a projetos de ensino, pesquisa e extensão, além de bolsas, auxílios, contratos terceirizados, de manutenção e obras.

Na manifestação de hoje, esse corte de repasses anunciado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi duramente criticado, sobretudo por trabalhadores do setor.

Protesto tem como alvos a Reforma da Previdência e os anunciados cortes na educação superior (Foto: Divulgação/Simted)
Protesto tem como alvos a Reforma da Previdência e os anunciados cortes na educação superior (Foto: Divulgação/Simted)

“O impacto no orçamento da UFGD vai impactar a vida das pessoas diretamente, vai impactar a economia douradense”, afirmou Cláudia Marques Roma, diretora da ADUF (Sindicato dos Professores da UFGD).

O movimento que também tem como alvo a Reforma da Previdência em trâmite no Congresso Nacional resultou até em deliberação por greve de um dia entre educadores das redes municipal e estadual.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Renato russo

    Renato russo

    Só vi críticas ao Bolsonaro bandeira vermelhas e alguns com a cara tapada. Maioria massa de manobra. Não é cortes é contingenciamento o país precisa respeitar a lei de responsabilidade fiscal e isso a esquerda não entende. O país foi afundando em 16 Anos no roubo e na corrupção e ninguém reclamou quando fizeram cortes. Parabéns ministros e presente!!! Vamos usar o dinheiro público com responsabilidade acabou a farra e a teta secou!

  • ELIS

    ELIS

    ENQUANTO ACONTECIA OS PROTESTOS NO BRASIL AFORA, O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO RECEBIA HOMENAGENS NO TEXAS..... NÃO SEI QUE HOMENAGENS!!!!!!!!!!!SEM FALAR DAS FALAS DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO QUE OFENDEU SEM ESCRUPULOS A POPULAÇÃO BRASILEIRA!!!!SOLTOU O VERBO......MERECIA UM PROCESSO DE DANOS MORAIS....MAS COMO A CORDA ARREBENTA SEMPRE DO LADO MAIS FRACO , CORREMOS O RISCO DE PERDER A AÇÃO E AINDA PAGAR AS CUSTAS DO PROCESSO!!!!!!ESTOU PROFUNDAMENTE OFENDIDA!!!!!E AGORA BRASIL? MOSTRA TUA CARA!!!!

  • José Neto

    José Neto

    São só os mesmos do elementos do #elenão. Onde estavam quando Lula e Dilma fizeram cortes de bilhões na educação do País?