Redutores de velocidade serão ativados em algumas escolas de Dourados

  • Redação 94 FM
Foto: Rodrigo Pirola/Assecom
Foto: Rodrigo Pirola/Assecom

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) começa, nesta terça-feira (9), a implantação de equipamentos de segurança integrados, dentro do conceito de “Cidade Inteligente”. Técnicos do órgão e da concessionária responsável pela operação e manutenção, visitam nove escolas onde serão ativados redutores de velocidade e de monitoramento de fluxo, através de câmeras com sistema OCR, tecnologia que lê e identifica placas dos veículos.

Dourados teve instalado 41 equipamentos eletrônicos nas vias urbanas no ano passado. A previsão era para entrar em funcionamento no final do mês de julho de 2023. Porém,depois de um mês de período educativo, porém, o prefeito Alan Guedes decidiu suspender a ativação.

Conforme a prefeitura, o trabalho é reflexo direto de estudos feitos para identificar pontos críticos no acesso às unidades de ensino, considerando o número de alunos nos turnos e o fluxo de veículos. No planejamento, estão quatro escolas municipais, três estaduais e duas particulares. 

 Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran, afirmou que a ativação dos equipamentos segue solicitações, não apenas da direção, mas também de pais e alunos, preocupados com a segurança nos momentos de entrada e saída das escolas. Mas com a conexão proporcionada pela rede de fibra óptica com uma central de monitoramento, ganha outras funcionalidades. 

Os redutores de velocidade nesses nove pontos em frente às escolas serão calibrados e configurados, antes de entrarem efetivamente em operação. Veículos que não respeitarem o limite de velocidade nesses pontos, podem ser autuados. “Antes desse momento, vamos fazer um período de educação, avisando os condutores que os equipamentos estão em funcionamento”, completa Mariana.

Na lista de nove escolas atendidas nesta primeira fase, estão a EE Menodora Fialho de Figueiredo, na avenida Weimar Gonçalves Torres; EM Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, na avenida Joaquim Teixeira Alves; e o Colégio Ceart, na rua Monte Alegre.

Posteriormente, os equipamentos serão ativados próximo a escola municipal Bernardina Correa, na rua Eulália Pires; a escola estadual Maria da Glória, na Mozart Calheiros; a escola municipal Pedro Palhano, na avenida Presidente Vargas; a escola estadual José Pereira Lins, na rua Alcides José de Macedo; a escola municipal Prefeito Luiz Antônio, na rua Eurides de Mattos; e a escola particular Objetivo, na avenida Presidente Vargas.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • José

    José

    Creio qua a População esta super à favor dos redutores de velocidade nas escolas!! As ruas de grande movimento mesmo com a AGETRAN na frente da escola tem motorista que não respeita!!

  • Anna Claudia

    Anna Claudia

    Quero chamar a atenção para os responsáveis pela SINALIZAÇÃO na rua monte alegre sentindo ao movimento do colono (mão do Brás) a sinalização desapareceu da rua e meio fio não tem mais a cor amarela que sabemos proibido parar e estacionar na pista à direita, virou uma bagunça os motoristas não respeitam!!! No posto de saúde do Jardim Monte Alegre a semáfora não tem sinalização nenhuma é um grande perigo em período de aulas que muitas crianças se arriscam atravessando correndo, falta a pista de pedestre!!!