Reforma administrativa de Délia dará status de super secretaria a Governo

Raufi Marques poderá conciliar articulação política e coordenação administrativa na Prefeitura de Dourados

Raufi Marques deverá ter status de super secretário com ampliação do poder da Secretaria de Governo (Foto: André Bento)
Raufi Marques deverá ter status de super secretário com ampliação do poder da Secretaria de Governo (Foto: André Bento)

A reforma administrativa que a prefeita de Dourados Délia Razuk (PR) planeja enviar à Câmara de Vereadores nos próximos dias deverá fazer da Segov (Secretaria Municipal de Governo) uma super secretaria, com funções que no Governo do Estado são divididas entre duas pastas. A informação é do próprio secretário de Governo, Raufi Marques, que poderá ampliar seu poder de atuação, coordenando questões administrativas, além da já delegada função de articulação política.

Na tarde desta quinta-feira (2), Raufi explicou à 94FM que a chefe do Executivo não pretende aumentar os gastos da máquina pública. Portanto, o projeto de lei a ser endereçado ao Legislativo não deve propor criação de secretarias. “É uma reforma bem equilibrada, estamos regularizando algumas competências que estavam trocadas, principalmente nas secretarias de Planejamento e de Infraestrutura, que estão com competências invertidas”, adiantou.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Planejamento, que segundo a prefeitura “tem por finalidade assessorar a Administração Municipal para elaboração e gestão de projetos que visam ampliar o desenvolvimento urbano”, está sob responsabilidade do ex-prefeito José Elias Moreira. “Responsável pela implantação de obras em toda área de propriedade do município, que compreende pavimentação e drenagem de vias, contenção de encostas, edificações de escolas, unidades de saúde e áreas de lazer”, Infraestrutura é comandada pelo engenheiro civil Tahan Sales Mustafá.

Será semelhante ao que ocorre com o [Eduardo] Riedel [secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica] e a Casa Civil [do governo estadual, comandada por Sérgio de Paula]. Aqui, ao contrário de ser duas vai ser uma só. Com um secretário só. Ela tem uma função política mas tem uma função também na área de gestão e planejamento estratégico"
Raufi Marques, secretário de Governo

ECONOMIA

“Não tem nenhuma criação de secretaria, até por conta do momento econômico, apenas algumas mudanças de nomenclaturas. A prefeita não quer reduzir o número de secretarias e também não quer criar”, garantiu o secretário municipal de Governo.

Segundo ele, Assessoria de Comunicação Social e Imprensa, comandada pela empresária Elizabeth Rocha Salomão, será vinculada ao gabinete da prefeita. E a mudança mais marcante deverá ser na própria Segov.

SUPER SECRETARIA

“A Secretaria de Governo passa a ser uma estrutura de coordenação geral de apoio à prefeita no acompanhamento das metas, projetos e planos. Governo passa a ter atribuição de ter uma área para executar planejamento estratégico para o município junto com as demais secretarias, dando eficiência à nossa gestão para ser implantado ao longo do ano”, detalhou Raufi.

Conforme o secretário, a nova função de sua pasta será “semelhante ao que ocorre com o [Eduardo] Riedel [secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica] e a Casa Civil [do governo estadual, comandada por Sérgio de Paula]. Aqui, ao contrário de ser duas vai ser uma só. Com um secretário só. Ela tem uma função política mas tem uma função também na área de gestão e planejamento estratégico”.

DEFESA DO PROJETO

O secretário de Governo explica que essa mudança é necessária porque sua pasta atua na coordenação política, mas não tem uma inserção maior na gestão administrativa. Ele disse que o projeto de reforma administrativa deverá ser enviado na próxima semana para a Câmara de Vereadores.

“Já tivemos reunião com todos os vereadores aqui e no momento adequado estaremos lá fazendo a apresentação aos vereadores e defendendo o projeto”, ressaltou.

Foto: André Bento
Número atual de secretarias deverá ser mantido no projeto de reforma administrativa

CURRÍCULO

Aos 51 anos, o super secretário Raufi Antonio Jaccoud Marques foi coordenador da campanha de Délia Razuk na disputa pela prefeitura. Ele já foi vereador em Dourados de 1997 a 2000 e presidiu a Câmara de 1997 a 1998. Já atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e presidiu a UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul).

Ele também tem experiência no Executivo, pois de 1993 a 1994, durante a administração do ex-prefeito Humberto Teixeira, foi secretário municipal de Governo. Anos mais tarde, de 2003 a 2004, atuou como Secretário de Representação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, e de 2004 a 2006 foi Chefe da Casa Civil e Secretário de Coordenação de Governo. De abril a dezembro de 2006 foi Secretário Estadual de Justiça e Segurança Pública do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.