Riscos à população motivaram desmonte da ‘Casa do Papai Noel’, diz prefeitura

Estrutura de madeira construída em 2011 na Praça Antônio João servia de banheiro para usuários de drogas, segundo a administração municipal

Desmonte da 'Casa do Papai Noel' foi feito na quinta-feira (Foto: 94FM)
Desmonte da 'Casa do Papai Noel' foi feito na quinta-feira (Foto: 94FM)

A Prefeitura de Dourados divulgou nesta segunda-feira (10) que o desmonte da “Casa do Papai Noel” instalada desde 2011 na Praça Antônio João ocorreu porque e estrutura oferecia riscos à população. Conforme revelado pela 94FM na quinta-feira (5), equipes de empresa que presta serviço de limpeza urbana no município retiraram parte das madeiras que formavam o pequeno imóvel na área central da cidade. 

Sem dar detalhes sobre o que será feito no local, a administração pública do município informou apenas ter atendido “inúmeros pedidos da comunidade, um deles via ofício do Sindicato dos Guardas Municipais”, para retirar a casa.

“O pedido formalizado pelo SinGMD, enviado ao comandante da Guarda Municipal pelo presidente do sindicato, Nilson Araújo Figueiredo, relatou a necessidade da retirada da estrutura, alegando a possibilidade, inclusive, de haver incêndio criminoso no local”, detalhou a prefeitura. “Por outro lado há ainda o risco de pedestres que passam pelo local sofrerem uma lesão por queda, pois o piso que circunda a casa está em péssimas condições”, relata o ofício.

Edificada em 2011, na gestão do ex-prefeito Murilo Zauith (DEM), essa pequena casa era a atração principal do “Dourados Brilha”, evento que perdurou daquele ano até 2016 e fomentava o comércio do centro com programações especiais organizadas pela administração municipal. Por meio de parcerias com a iniciativa privada, a Avenida Marcelino Pires e a praça central recebiam iluminação especial.

Construída em 2011, Casa do Papai Noel era principal atração do Dourados Brilha (Foto: Arquivo)
Construída em 2011, Casa do Papai Noel era principal atração do Dourados Brilha (Foto: Arquivo)
Contudo, desde o primeiro ano da gestão da prefeita Délia Razuk (PR), em 2017, o “Dourados Brilha” deixou de ser realizado. A prefeitura alegou, na ocasião, falta de dinheiro para custear os adereços que enfeitavam o centro da cidade. Na administração passada, no entanto, os recursos financeiros para realização do evento vinham, sobretudo, de empresas instaladas no município. A então primeira-dama, Cecília Zauith, era quem tratava pessoalmente dessas parcerias que visavam, no final, aumentar o movimento de pessoas e consequentemente o consumo no comércio local.

Agora, a prefeitura diz que “já vinha estudando” a retirada da casa, “já que, depois das festividades natalinas de 2017, detectou que a estrutura estava com as condições de uso bastante deterioradas. Além disso, recebeu da população inúmeros pedidos para que a estrutura fosse retirada, uma vez que vinha sendo utilizada por indivíduos como ‘banheiro’, ou ainda para alguns usuários de drogas flagrados pelos Guardas Municipais”.

“A Casa do Papai Noel foi construída em 2011, no primeiro ano da realização do Dourados Brilha. Todos os anos ela sofre uma repaginada, com nova decoração feita por arquitetos e coordenada pela primeira-dama, Cecília Zauith. O objetivo é dar asas a imaginação do público infantil, direcionado ao algo lúdico”, informava a prefeitura em matéria institucional publicada em 2014.

Naquela mesma ocasião, o então prefeito ponderou que a Casa do Papai Noel era “um símbolo para permitir que, por um momento, a criança possa habitar um mundo mágico que ela criou, baseada nas histórias que contaram a ela”. “Todas elas esperam Papai Noel em sua casa no Natal e nossa intenção foi de levar essa criança até a casa dele, e para que guarde uma linda lembrança de sua infância”, afirmou Murilo à época.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Elton

    Elton

    Falta de segurança são esses buracos no asfalto. Esse problema vem se arrastando por muito tempo e nenhum prefeito resolve.

  • Sandra

    Sandra

    Não vou dizer que o desmanche foi errado só porque temos uma administração medíocre.Penso que aquilo já deveria ter sido desmontado faz muito tempo.Estava horrível! Muita sujeira embaixo.Pideriam fazer algo que pudesse ser usado como casa de papai Noel,mas que tivesse outro uso no restante do ano.Até mesmo uma pequena biblioteca com material de leitura rápida.A pessoa as vezes tem que "matar"um tempinho ali e aproveita pra ler um pouquinho.Temos uma secretaria da Cultura pra pensar em algo.

  • jurandir

    jurandir

    Falta de Vergonha isso sim. Dizer que estava sendo usada como banheiro e corria risco de incêndio criminoso. Pois bem néee, não temos segurança para cuidar do Patrimônio Público. Olhe o Problema das escolas, tem dias de final de Semana e feriados que não tem ninguém para cuidar, os prédios ficam a merce do alheio, pois os funcionários não recebem Horas Extras que foram retiradas para economizar. entre outras coisas mais que estão acontecendo em Dourados néeeee.