Riscos à população motivaram desmonte da ‘Casa do Papai Noel’, diz prefeitura
Estrutura de madeira construída em 2011 na Praça Antônio João servia de banheiro para usuários de drogas, segundo a administração municipal

A Prefeitura de Dourados divulgou nesta segunda-feira (10) que o desmonte da “Casa do Papai Noel” instalada desde 2011 na Praça Antônio João ocorreu porque e estrutura oferecia riscos à população. Conforme revelado pela 94FM na quinta-feira (5), equipes de empresa que presta serviço de limpeza urbana no município retiraram parte das madeiras que formavam o pequeno imóvel na área central da cidade.
Sem dar detalhes sobre o que será feito no local, a administração pública do município informou apenas ter atendido “inúmeros pedidos da comunidade, um deles via ofício do Sindicato dos Guardas Municipais”, para retirar a casa.
“O pedido formalizado pelo SinGMD, enviado ao comandante da Guarda Municipal pelo presidente do sindicato, Nilson Araújo Figueiredo, relatou a necessidade da retirada da estrutura, alegando a possibilidade, inclusive, de haver incêndio criminoso no local”, detalhou a prefeitura. “Por outro lado há ainda o risco de pedestres que passam pelo local sofrerem uma lesão por queda, pois o piso que circunda a casa está em péssimas condições”, relata o ofício.
Edificada em 2011, na gestão do ex-prefeito Murilo Zauith (DEM), essa pequena casa era a atração principal do “Dourados Brilha”, evento que perdurou daquele ano até 2016 e fomentava o comércio do centro com programações especiais organizadas pela administração municipal. Por meio de parcerias com a iniciativa privada, a Avenida Marcelino Pires e a praça central recebiam iluminação especial.
Agora, a prefeitura diz que “já vinha estudando” a retirada da casa, “já que, depois das festividades natalinas de 2017, detectou que a estrutura estava com as condições de uso bastante deterioradas. Além disso, recebeu da população inúmeros pedidos para que a estrutura fosse retirada, uma vez que vinha sendo utilizada por indivíduos como ‘banheiro’, ou ainda para alguns usuários de drogas flagrados pelos Guardas Municipais”.
“A Casa do Papai Noel foi construída em 2011, no primeiro ano da realização do Dourados Brilha. Todos os anos ela sofre uma repaginada, com nova decoração feita por arquitetos e coordenada pela primeira-dama, Cecília Zauith. O objetivo é dar asas a imaginação do público infantil, direcionado ao algo lúdico”, informava a prefeitura em matéria institucional publicada em 2014.
Naquela mesma ocasião, o então prefeito ponderou que a Casa do Papai Noel era “um símbolo para permitir que, por um momento, a criança possa habitar um mundo mágico que ela criou, baseada nas histórias que contaram a ela”. “Todas elas esperam Papai Noel em sua casa no Natal e nossa intenção foi de levar essa criança até a casa dele, e para que guarde uma linda lembrança de sua infância”, afirmou Murilo à época.