Saúde anuncia continuação da vacinação contra a gripe em Dourados

  • Assessoria/Prefeitura
Até a semana passada, 82% das pessoas inseridas nos grupos de risco haviam se vacinado em Dourados (Foto: A. Frota)
Até a semana passada, 82% das pessoas inseridas nos grupos de risco haviam se vacinado em Dourados (Foto: A. Frota)

Após a orientação do Ministério da Saúde para que os municípios que tiverem doses disponíveis de vacina contra a gripe continuem a vacinação após a Campanha Nacional de imunização contra a Influenza, a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunicou a continuidade dos trabalhos no município, com ênfase a três grupos de risco e extensão a mais duas faixas etárias.

Segundo Edvan Marcelo Morais Marques, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, continua a vacinação para os grupos de risco de gestantes, crianças de até 5 anos e indígenas. As novas faixas etárias que tiveram extensão da campanha são de crianças de 5 a 9 anos, e adultos de 50 a 59 anos.

“Tivemos reunião na segunda-feira para falar sobre os números e deliberar sobre esta orientação do Ministério da Saúde. Como temos doses ainda, continuamos os trabalhos”, disse Edvan. Os postos continuam recebendo as pessoas durante horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Até a semana passada, 82% das pessoas inseridas nos grupos de risco haviam se vacinado em Dourados. A orientação do Ministério da Saúde ocorre após o término da Campanha Nacional de Vacinação para públicos prioritários, que teve início em 23 de abril. Brasil afora, 83% do público-alvo se vacinou.

As autoridades em saúde reforçam a importância da proteção com a chegada do inverno, período de maior circulação dos vírus da gripe, e em Dourados, pelo agravante de um período de inverno seco e com temperaturas mais elevadas contrastando com frio durante o dia.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.