Secretária cogita entregar gestão plena da saúde de Dourados para o Estado

Em ofício à presidente do Conselho Municipal de Saúde, Berenice pediu a inclusão dessa pauta em reunião ordinária agendada para o próximo dia 8 de maio

Secretária de Saúde pediu para incluir assunto em reunião no próximo dia 8 de maio (Foto: A. Frota)
Secretária de Saúde pediu para incluir assunto em reunião no próximo dia 8 de maio (Foto: A. Frota)

A secretária de Saúde de Dourados, Berenice de Oliveira Machado Souza, cogita entregar para o Governo de Mato Grosso do Sul a gestão plena do setor, um controle que o município detém desde 1996. Na terça-feira (30), ela enviou ofício à presidente do Conselho Municipal de Saúde, Áurea Florêncio de Ávila, solicitando a inclusão dessa pauta em reunião ordinária agendada para o próximo dia 8 de maio. 

A 94FM tentou contato telefônico com Berenice nesta tarde para obter mais informações sobre essa situação, mas não foi atendida. Durante a tarde de ontem, ela fez publicação nas redes sociais com apelo por profissionais médicos. “Contrata-se médicos com urgência, para atender nos E.F.S e para plantões do Ambulatório do Hospital da Vida”, postou.

Em junho de 2016, quando presidia o Conselho Municipal de Saúde, Berenice era contra a entrega da gestão plena. Na ocasião, o então secretário municipal de Saúde, médico Sebastião Nogueira, fez essa proposta sob alegação de estar angustiado com a possibilidade da população douradense ficar sem assistência por falta de recurso, já que haveria um subfinanciamento do setor com baixos repasses estaduais e federais.

“Não concordamos com a renúncia da gestão plena porque quem vai pagar o preço maior é a população outra vez”, explicou Berenice na época. Ela reconheceu as limitações financeiras do município, mas ponderou que abrir mão do modelo atual de administração da saúde pública, com o município responsável pela média e alta complexidade na saúde pública, iria dificultar a fiscalização do setor, já que todo o serviço seria centralizado na Capital, incluindo a regulação de vagas para os 800 mil habitantes de Dourados e região atendidos na rede municipal.

No início de abril, durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Dourados, o secretário de Governo, Celso Schuch, abordou os desafios de Dourados no segmento, com ênfase ao atendimento prestado à macrorregião, que abrange 33 municípios.

“Atendemos Dourados e os municípios do entorno; somos referência em saúde. No entanto, necessitamos de maior atenção para que a demanda seja atendida satisfatoriamente. É uma responsabilidade muito grande. Necessitamos trazer esse assunto à tona. É um grande desafio e buscamos atender democraticamente a todos”, pontuou.

Na mesma oportunidade, a secretária de Saúde, Berenice Machado, destacou que os profissionais do segmento têm se doado “com coragem”, o que é um diferencial na saúde pública do município. Também citou que tem buscado ações na pasta para que “o trabalhador do meio e os usuários se sintam cada vez mais acolhido”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.