Secretário diz que vídeo de tapa-buracos com terra retrata só o início do trabalho

Gestor municipal diz que material retratado na denúncia é apenas para base do serviço, que inclui também a aplicação da capa de massa asfáltica

Suposta terra usada no tapa-buracos é material reaproveitado da Hayel Bon Faker (Foto: 94FM)
Suposta terra usada no tapa-buracos é material reaproveitado da Hayel Bon Faker (Foto: 94FM)

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Fabiano Costa, informou à 94FM que o vídeo do suposto tapa-buracos com terra feito por morador de Dourados mostra apenas o início do trabalho. Segundo ele, aquele material retratado na denúncia é apenas para base do serviço, que inclui também a aplicação da capa de massa asfáltica. 

A polêmica começou depois que um douradense gravou operários trabalhando no cruzamento das ruas 7 de Setembro e Cesário Domingues Perez, no Jardim Brasília. Nas imagens, é possível ver quando caminhão basculante despeja o material e trabalhadores esparramam para preencher os buracos. (assista no final da matéria)

Depois da queixa de suposto tapa-buracos com terra, na qual o douradense manifesta indignação e queixa-se do retorno obtido em serviços públicos frente aos impostos pagos pela população, assessor nomeado no gabinete da prefeita Délia Razuk (sem partido) foi ao local e gravou novo vídeo, desta vez para mostrar que o trabalho foi concluído com qualidade.


Em entrevista à 94FM na manhã de sábado (7), logo após o desfile cívico-militar da Independência, o secretário de Serviços Urbanos garantiu que o material aplicado no serviço filmado pelo douradense é somente parte de todo o trabalho.

“[O material mostrado no vídeo] é uma base de fresa retirada da Hayel Bon Faker e utilizada como base. Primeiro a gente compacta e depois vem com a capa de impermeabilizante, que é a capa de massa asfáltica. Depois passa o rolo e sela tudo. Aquilo que foi noticiado é um serviço pela metade. Se passar agora na Rua 7 de Setembro vai ver como está o tapa-buracos”, pontuou Fabiano Costa.

A qualidade do tapa-buracos executado em Dourados tem sido questionada até pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual), que instaurou o Inquérito Civil 06.2017.00001095-3.

Como parte dessa investigação, o promotor de Justiça Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior foi até a esquina das avenidas Hayel Bon Faker e Marcelino Pires, no dia 21 de março, apurar a qualidade dos serviços de tapa buracos e constatou a indignação de trabalhadores da região “quanto à qualidade do serviço prestado e apreensão quanto à sua durabilidade”.

Na ocasião, foram feitas fotos de trechos das ruas que recentemente haviam sido recuperados para comprovar a má qualidade e uma denúncia protocolada no MPE acusa improbidade administrativa relacionada à “realização de serviços por equipe não especializada de desprovida de equipamentos de proteção individual e instrumentos de trabalho adequados, além de possível dano ao erário consistente no desperdício de verbas públicas com realização de serviços ineficientes”.

Alvo de investigação que apura a falta de manutenção das ruas da cidade, a prefeitura de Dourados alegou à Promotoria de Justiça que já gastou R$ 861.174,84 mil com o tapa-buracos realizado por equipes próprias. No entanto, informações dos promotores de Justiça que atuam no caso apontam para má qualidade do serviço e há suspeita de prejuízo aos cofres municipais.

Confira abaixo o vídeo que gerou a polêmica:


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • marcos

    marcos

    Queria pedir para a equipe de reportagem conferir como ficou o tapa buraco na rua 7 de Setembro, e depois compartilhar com os internautas da 94.

  • Amauri

    Amauri

    Deve ficar ótimo o trabalho. Parabéns a está brilhante tecnologia 💩