Seminário de Literatura e Arte Contemporânea acontece em abril em Dourados

  • Assessoria/UFGD
Professor Paulo Custódio em reunião com grupos de pesquisas (Foto: Divulgação/UFGD)
Professor Paulo Custódio em reunião com grupos de pesquisas (Foto: Divulgação/UFGD)

A quinta edição do Seminário de Literatura e Arte Contemporânea (SELAC) acontecerá de 15 a 17 de abril de 2020, na Cidade Universitária, onde está localizada a Unidade 2 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados (MS). A programação conta com palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações, apresentações artísticas e culturais.

O SELAC fomenta e aprofunda as reflexões acerca da relação entre a Literatura e as outras artes em nível de pesquisas de pós-graduação. Além disso, estimula práticas pedagógicas inovadoras para os cursos de licenciatura.

O evento é realizado pelo Grupo de Estudo InterArtes. e está ligado ao Projeto de pesquisa “Literatura e outras artes”, à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), à Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e ao Programa de Pós-graduação – Mestrado em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

“É com orgulho que percebemos que as cinco edições do SELAC fortaleceram a imagem da FACALE enquanto espaço institucional – permanente e oficial – onde se agrupa, se organiza e se difunde as pesquisas no campo das Literatura, da Filosofia, das Artes, da Linguística e da Educação, entre outros”, destaca Prof. Dr. Paulo Custódio de Oliveira, coordenador do grupo InterArtes.

TRABALHOS ACADÊMICOS

O evento é voltado para estudantes da rede municipal e estadual de ensino, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, além de professores, pesquisadores e comunidade em geral, com certificação de 20h/a.

Participantes que tiverem interesse em apresentar seus trabalhos, pesquisas ou projetos terão até dia 29 de fevereiro para inscrever-se e encaminhar seu Resumo no site do evento. Basta acessar: https://doity.com.br/selac2020.

Serão aceitos resumos que contemplem as seguintes áreas: Letras, Literatura, Linguística, Libras, Artes, HQ, Comunicação, Cinema, Mídias Sociais Digitais, TICs, Educação, Pedagogia, História e Filosofia. As temáticas das sessões de comunicações serão as seguintes:

- Literatura e as Relações Interartes

- Literatura, Memória e Relações de Gênero

- Literatura e Estudos Culturais

- Literatura e História

- Práticas Educacionais

- Nietzsche: Filosofia, Arte e Cultura

Todas as apresentações de trabalho acontecerão nos dias 16 e 17 de abril, das 13h às 17h, nas salas de aula da FACALE, Unidade 2 da UFGD, na Cidade Universitária.

INSCRIÇÕES:

Site do evento: https://doity.com.br/selac2020.

Participante sem apresentação de trabalho

Público: discentes e docentes da Rede Municipal e Estadual, Universidades, Institutos Federais, acadêmicos(as) de graduação e pós-graduação, professores(as) e comunidade em geral.

Certificado online: participação no evento (20h/a) - exige-se 75% de presença*.

Período de Inscrição (Somente pelo Site Doity): de 03 de fevereiro até 10 de abril de 2020.

Participante com apresentação de trabalho

Público: discentes, professores(as) e pesquisadores(as) - Autor(a) e coautores(as) da proposta de comunicação (Resumo).

Certificados on-line: sendo 4h/a (apresentação de trabalho) e 20h/a (participação no evento) - exige-se 75% de presença*.

Período de inscrição (somente pelo Site Doity): de 03 a 29 de fevereiro de 2020 às 23h59 (horário de Brasília).

Grupo de Estudo InterArtes juntamente com o palestrante Prof. Dr. Aguinaldo José Gonçalves (Foto: Divulgação/UFGD)
Grupo de Estudo InterArtes juntamente com o palestrante Prof. Dr. Aguinaldo José Gonçalves (Foto: Divulgação/UFGD)

INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

A premissa básica do SELAC é a de propiciar encontros que proporcionem reflexões sobre os diálogos entre a literatura e as diferentes manifestações artísticas e que se efetivem em práticas pedagógicas estimulantes, a partir de um processo de partilha dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores dos centros acadêmicos locais e regionais.

“Eventos como esse são de suma importância para a universidade, pois primam pela integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Logo, o SELAC mostra-se necessário para que se atinjam os objetivos de uma universidade aberta ao debate, onde as ações artísticas sejam facilitadas à comunidade interna e externa”, salienta Christiane Silveira, da comissão organizadora do evento.

Desde 2016, é perceptível a expansão quantitativa do evento, confirmando a consolidação do SELAC no cenário acadêmicodouradense. Na primeira edição, o evento contou com discentes e docentes da UFGD e UEMS de Dourados. Da segunda a quarta edição, pesquisadores de instituições públicas e privadas apresentaram seus projetos, dentre elas estão: UEMS-UUCG, UEL, UCDB, UFSC, UNESP, UFBA, UFMS, UNIGRAN, UCDB, PUC-SP, UEL, IFAP, USP, UFMT, UEM, UFPE, UNIOESTE, UEG, IFTO (Campus Gurupi) e UNB.

O Seminário reuniu também integrantes do Grupo Nav(R)E, Núcleo de Artes Visuais em (Re)Verificações Epistemológicas, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura e Cinema, da UEMS-UUCG. Da UFMS (Campo Grande e Três Lagoas) marcaram presença os pesquisadores do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Letras. Outros programas de pós-graduação já apresentaram suas pesquisas, dentre eles estão: PPG Mestrado e Doutorado – Proficiência em Língua Estrangeira (PLE/UEM); PPG em Estudos de Linguagem (UFMT); PPG em Letras (UEG) e PPG em Literatura (Poslit-UNB).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.