Sindicato repudia falta de pagamento por plantão no dia D contra o Sarampo

Sindicato dos Servidores nos Setores de Enfermagem da Grande Dourados diz que secretária de Saúde negou pagamento ou compensação para trabalhadores

Dia D de vacinação contra o Sarampo será no sábado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Dia D de vacinação contra o Sarampo será no sábado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

O SINDENF (Sindicato dos Servidores nos Setores de Enfermagem da Grande Dourados) divulgou nota de repúdio contra a decisão da secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado Souza, de negar o pagamento por plantão no sábado (19), quando será realizado o dia D de vacinação contra o Sarampo. 

No documento obtido pela 94FM, assinado pela presidente do sindicato, Elizabeth Pereira Neto Oliveira, é relatado que profissionais de enfermagem escalonados para o atendimento na campanha “não recebem plantão pelo atendimento realizado aos sábados, nem mesmo compensação em dias de folga de forma equilibrados”.

“Após diversos pedidos administrativos, inclusive com parecer favorável da Procuradoria Geral do Município para compensação em folgas escalonadas, a secretária municipal de Saúde, Sra. Berenice de Oliveira Machado Souza, negou o pedido de pagamento de plantão aos servidores, negou ainda pedido de compensação de jornada conforme proposta apresentada, nem mesmo recebeu os servidores para apresentação da justificativa negatória”, queixa-se a categoria.

Segundo a Secretaria de Saúde de Dourados, a campanha acontece de 7 a 25 de outubro e o ‘Dia D’ está marcado para este sábado, com abertura às 8h, na UBS (Unidade Básica de Saúde Cabeceira Alegre. A imunização é para crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

“A campanha destina-se a atualizar o cartão de vacina com a Tríplice viral que, além de proteger contra o sarampo, também é eficaz contra rubéola e caxumba”, detalha a administração do município.

A carta do Sindicato dos Servidores nos Setores de Enfermagem da Grande Dourados repudia “o descaso que a administração pública municipal vem tratando seus servidores”.

“Vivenciamos dias difíceis com atrasos salariais, falta de insumos básicos para o cotidiano, e recentemente presenciando medidas autoritárias de ocupantes de cargos de indicação política”, critica a entidade.

Conforme a nota, o SINDENF “expressa sua mais profunda insatisfação com a demonstração de falta de empenho da gestão em conduzir de maneira justa, democrática e coerente, a fim de resolver a questão de forma que contemplasse a todos de maneira equilibrada”.

“Em anos anteriores os servidores da enfermagem foram ressarcidos pelo trabalho extraordinário de forma justa e coerente, em dia específico conforme aduz a legislação”, pontua.

Confira a nota na íntegra:

Nota de Repúdio à desvalorização da categoria por parte da Secretaria Municipal de Saúde

        O SINDENF – Sindicato dos Servidores nos Setores de Enfermagem da Grande Dourados, vem a público repudiar o descaso que a administração pública municipal vem tratando seus servidores.

Vivenciamos dias difíceis com atrasos salariais, falta de insumos básicos para o cotidiano, e recentemente presenciando medidas autoritárias de ocupantes de cargos de indicação política.

        Historicamente a enfermagem atua na imunização com muito apreço, responsabilidade com a população e orgulha-se em possuir autonomia nas salas de vacina distribuídas nas unidades de saúde pelo município de Dourados-MS.

        Anualmente o Ministério da Saúde possui uma agenda de campanhas de vacinas que abrange todo o país. Assim, durante esses eventos são estipulados pelo Governo Federal dias de mobilização e intensificação da vacinação, reconhecidos como Dia “D”, realizados geralmente aos sábados, com abertura das salas de vacinas em todo o País.

        Infelizmente, alguns Estados brasileiros confirmaram casos de Sarampo, o que desencadeou medidas para evitar a circulação viral, como a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo 2019, que ocorrerá no próximo sábado, dia 19 de Outubro.

Os profissionais de enfermagem, escalonados para o atendimento na campanha, não recebem plantão pelo atendimento realizado aos sábados, nem mesmo compensação em dias de folga de forma equilibrados.

Após diversos pedidos administrativos, inclusive com parecer favorável da Procuradoria Geral do Município para compensação em folgas escalonadas, a secretária municipal de Saúde, Sra. Berenice de Oliveira Machado Souza, negou o pedido de pagamento de plantão aos servidores, negou ainda pedido de compensação de jornada conforme proposta apresentada, nem mesmo  recebeu os servidores para apresentação da justificativa negatória.

Dessa maneira o SINDENF, expressa sua mais profunda insatisfação com a demonstração de falta de empenho da gestão em conduzir de maneira justa, democrática e coerente, a fim de resolver a questão de forma que contemplasse a todos de maneira equilibrada.

          Em anos anteriores os servidores da enfermagem foram ressarcidos pelo trabalho extraordinário de forma justa e coerente, em dia específico conforme aduz a legislação.

        Expressamos aqui que jamais desistiremos, enquanto categoria, de lutar por nossos direitos e por um tratamento justo e coerente, pois a luta sempre será árdua, mas juntos e somente juntos poderemos alçar êxito na valorização dos trabalhadores.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    QUE VERGONHA EM SRA. Elizabeth!!!
    Quero dizer que uma Princesa chamada Isabel LIBERTOU OS ESCRAVOS em 1888 e a SENHORA quer que os profissionais de enfermagem escalonados para o atendimento na campanha “não recebem plantão pelo atendimento realizado aos sábados, nem mesmo compensação em dias de folga de forma equilibrados”. SÓ PODE SER BRINCADEIRA!!!!! POVO DE Deus o que esta acontecendo com esse PAIS????