Temperatura despenca 20ºC em Dourados com dia chuvoso

Estação agrometeorológica instalada na Fazenda Experimental do Curso de Ciências Agrárias da UFGD registrou máxima de 40.0ºC às 14h34 de segunda-feira

Chuva cai sobre Dourados em dia com alerta de perigo de tempestade (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Chuva cai sobre Dourados em dia com alerta de perigo de tempestade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste revelam que já choveu 49.9 milímetros durante 3 horas e 1 minuto na região oeste de Dourados, onde fica a estação agrometeorológica instalada na Fazenda Experimental do Curso de Ciências Agrárias da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Com isso, a temperatura que havia registrado máxima de 26.3ºC nos primeiros 15 minutos do dia apurou mínima de 20.8ºC às 10h50. A queda é ainda mais acentuada na comparação com o ápice de calor do dia anterior, segunda-feira (23), quando os termômetros marcaram 40.0ºC às 14h34.

Na estação agrometeorológica da sede da Embrapa Agropecuária Oeste, na região sul de Dourados, a chuva acumulada hoje atingiu 49.3 milímetros durante 3 horas e 9 minutos.

Nessa localidade, a temperatura caiu de 27.1ºC às 5h56 para 20.8ºC às 11h12 de hoje. Ontem, havia saltado de 21.9ºC às 4h39 para 38.4ºC às 15h31.

Conforme o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as instabilidades desta terça-feira “ocorrem devido ao aquecimento diurno, aliado ao deslocamento de cavados”.

Para quarta-feira (25) e quinta-feira (26), a previsão indica tempo instável, com probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo.

“As instabilidades atmosféricas podem atingir todo o estado, mas o destaque é para as regiões central, sul, leste, nordeste e norte do estado. Essas instabilidades ocorrem devido ao deslocamento de cavados, aliado a uma frente fria oceânica associada ao ciclone extratropical. Além disso, o transporte de calor e umidade favorece a formação de nuvens e chuvas. Para as regiões sul, bolsão e leste do estado, são previstas mínimas entre 20-24°C e máximas que podem atingir os 33°C”, detalha o CEMTEC.

Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou todos os municípios de Mato Grosso do Sul em alerta de perigo de tempestade entre 9h30 de hoje e 10h de amanhã.

Esse aviso meteorológico assinala riscos de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo, bem como de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.