Temperatura sobe 16 graus em Dourados durante o dia, num intervalo de 10 horas

Maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul está sem chuva desde o dia 30 de novembro, mas previsões climáticas indicam que próxima semana será chuvosa

Temperatura sobe acentuadamente durante o dia em Dourados (Foto: Franz Mendes)
Temperatura sobe acentuadamente durante o dia em Dourados (Foto: Franz Mendes)

Quem mora ou está de passagem por Dourados tem enfrentado mudanças acentuadas de clima no decorrer dos dias recentes. Na segunda-feira (10), os termômetros subiram de 18.6ºC às 5h29 até 35.2ºC às 15h48. Conhecida como amplitude térmica, a diferença entre temperaturas máxima e mínima passou de 16 graus num intervalo pouco superior a 10 horas, entre o início do dia e o meio da tarde.

Os dados apurados pela Embrapa Agropecuária Oeste por meio da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município revelam ainda que Dourados está sem qualquer registro de chuva desde o dia 30 de novembro. Para dezembro, a média histórica de precipitação pluviométrica indica que são esperados 180.7 milímetros.

Além de seco, o clima na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul tem castigado pelas altas temperaturas durante as tardes. Nesta terça-feira (11), a mínima registrada foi de 23.2ºC (5h57) e a máxima atingiu 34.8ºC (16h09). Horas antes, às 13h15, foi apurado o mais elevado índice de sensação térmica de hoje até agora, 35.0ºC.

Conforme o Boletim Guia Clima da Embrapa, o calorão apurado nesta tarde é classificado como de “muita atenção” numa escala de riscos à saúde humana. Entre 41,1ºC e 54ºC, a temperatura aparente é classificada como de “perigo” e acima de 54ºC “perigo extremo”.

“O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração”, detalha a Embrapa Agropecuária Oeste, que informa medir a sensação térmica pela Temperatura Aparente ou índice de calor “devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar”. “O nível de risco à saúde humana é avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos”, pontua.

A umidade relativa do ar que hoje variou entre os 67% apurados às 5h59 e os 32% apurados às 16h04, teve ontem uma variação ainda mais acentuada. A máxima foi de 77% (5h30) e a mínima de 26% (14h59).

Consultado nesta tarde pela reportagem da 94FM, o Portal Climatempo revela que só há previsão de chuva em Dourados para sábado (15), com 80% de probabilidade de chover 8 milímetros. A próxima semana, contudo, deve ser chuvosa, com 75% para 10 milímetros no domingo (16) e 2 milímetros na segunda-feira (17), 90% para 80 milímetros na terça-feira (18), 10 milímetros na quarta-feira (19), e 7 milímetros na quinta-feira (20).


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.