Tempo seco gera alerta em Dourados

Embrapa Agropecuária Oeste divulgou alerta de atenção por causa de baixos níveis de umidade relativa do ar

Umidade relativa do ar chegou a 23% nesta tarde em Dourados (Foto: Franz Mendes)
Umidade relativa do ar chegou a 23% nesta tarde em Dourados (Foto: Franz Mendes)

Depois de enfrentar as mais baixas temperaturas desde 2019 começou, Dourados agora enfrenta problemas com o tempo seco. Nesta tarde de quinta-feira (11), a Embrapa Agropecuária Oeste divulgou alerta de atenção por causa de baixos níveis de umidade relativa do ar. Às 13h45 ela chegou a 23%. 

De acordo bom o Boletim Guia Clima, acima de 30% não há riscos para a saúde humana. Contudo, entre 30% e 20%, como no caso de hoje, é configurado “estado atenção”. De 20% a 12% a classificação vai para “estado alerta”, e abaixo de 12% já é estado de emergência.

“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, detalha o alerta divulgado no site da Embrapa Agropecuária Oeste. Ele detalha utilizar o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana de baixos índices de umidade do ar.

Com chuva média mensal de 47.2 milímetros, conforme apurado em 40 anos de monitoramento climático, julho de 2019 já acumula 37.7 milímetros. Todo esse volume decorrente de precipitações pluviométricas registradas nos dias 3 e 4, antes da brusca queda de temperatura registrada na cidade.

A temperatura variou entre 5.5ºC e 18.0ºC em 5 de julho, e depois despencou para a mínima de 0.9ºC apurada no sábado (6) e no domingo (7). Hoje, com termômetros entre 10.7ºC (5h26) e 30.4ºC (13h42), a umidade relativa do ar mais elevada foi de 94%, às 5h56.

Em consulta ao Portal Climatempo nesta tarde, a 94FM apurou que há 90% de probabilidade de chover 35 milímetros na próxima segunda-feira (15).


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.