Terceira ação “Sábado sem Mosquito” recolhe toneladas de lixo no IV Plano

O próximo alvo da ação para combater o mosquito transmissor da dengue será o centro de Dourados

  • Assessoria/Prefeitura
Lixo recolhido no fim de semana passado no bairro IV Plano; ação de combate à dengue segue no município (Foto: Divulgação)
Lixo recolhido no fim de semana passado no bairro IV Plano; ação de combate à dengue segue no município (Foto: Divulgação)

O terceiro final de semana consecutivo da ação “Sábado sem Mosquito”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam), Guarda Mirim e Guarda Municipal, recolheu no dia 13 de abril perto de 50 toneladas de lixo na região do bairro IV Plano, polo da atividade na região sudoeste da cidade.

Conforme o Imam, foram pelo menos 21 cargas de dejetos retiradas no bairro durante o mutirão que percorreu as ruas, com visitação a 1.378 imóveis e a constatação de 7 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, febre chikungunya e zika vírus. Segundo o CCZ, foram lavradas 9 notificações.

Participaram da atividade agentes de endemias, servidores do Imam, além dos integrantes da Guarda Mirim, Semsur, Guarda Municipal e Agentes de Saúde da Família.

Um dia antes do mutirão, ocorreu a sensibilização à população, com a conscientização sobre a importância de manter o quintal limpo e preservado. No dia da ação, o caminhão recolheu na frente das casas restos de fogão, de televisores, pneus, vasos velhos, restos de máquinas de lavar e móveis velhos. Agentes também aplicaram fumacê.

O próximo alvo da ação será o centro da cidade. Rosana Alexandre, coordenadora do CCZ de Dourados recomenda que a população residente ou os comerciantes, observem os quintais e fundos de loja para recolher material que pode acumular agora parada. “Além de lixo, entulhos, mato. Tudo deve ser retirado, uma que estes locais deverão estar sempre limpos. O centro é local de circulação de muitas pessoas e o combate aos vetores nestes locais é imprescindível”, disse.

RETROSPECTO

A ação “Sábado sem Mosquito”, uma recomendação do Ministério da Saúde, teve início no dia 30 de março, no Parque das Nações II, e ocorreu no dia 6 de abril na região das Vila Índio e Vila Rosa, quando foram coletados e retirados 20 cargas de materiais inservíveis e favoráveis para a procriação do mosquito, como pneus velhos, latas, garrafas, vasos sanitários e até móveis, como sofás e máquinas de lavar, entre outros tipos de lixo que poderiam se transformar em possíveis locais para a proliferação do mosquito transmissor das doenças.

Todo o lixo retirado foi resultado de dois dias de ação, em que foram trabalhados 1.526 imóveis, onde sete focos de procriação do mosquito foram encontrados e feitas 22 notificações.

No Parque II o mutirão trabalhou com 1.384 imóveis, onde um foco foi encontrado e feita uma notificação. Naquela primeira ação, foram retirados 15 cargas de lixo.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.