Uems inaugura novo espaço da cultura, arte e lazer em Dourados

  • Redação 94 FM
Divulgação
Divulgação

A Casa da Cultura UEMS - Espaço Guaraoby é a mais nova referência da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), fora da cidade universitária, endereço da sede da Instituição. O espaço gerido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) por meio da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (DCEL), foi inaugurado na sexta-feira (01 de julho) em um evento com muitas atrações culturais.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração diversas autoridades municipais e estaduais. Foram homenageados servidores da UEMS que estiveram à frente da coordenação da Casa da Cultura e contribuíram como colaboradores.

O grande homenageado da noite foi o maestro Adilvo Mazzini, falecido em 2019. Mazzini transferiu o prédio do então “Espaço Guaraoby” à Universidade em 2014.

“Nós estamos orgulhosos de ter esse espaço por meio da doação do Maestro Adilvo Mazzini, de ter esse espaço para a população sul-mato-grossense, para a população de Dourados e para nossa comunidade acadêmica. Estar a frente agora da nossa Universidade representa um novo desafio. Levar a cultura, arte, dança, teatro, tudo que está sendo representado aqui hoje para mais pessoas”, reforça o Reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho.

A família do Maestro esteve presente e recebeu as homenagens. “Para nós, foi muito emocionante chegar aqui e ver todos felizes por estarem dando continuidade ao trabalho do pai. Ver que tudo está sendo feito a partir do que ele construiu. É muito bom saber que a intenção inicial que levou a construção do Centro Guaraoby continuará agora com a UEMS”, acrescenta Adilson Rocha Mazzini, produtor musical e filho do Maestro Adilvo Mazzini.

No local foi fixada uma homenagem ao Maestro, o descerramento da placa foi marcado por muita emoção com a declamação de uma poesia escrita pelo Prof. Dr. Edmilson de Souza e declamada pelo Prof. Dr. Neurivaldo Campos Pedroso Junior.

O espaço cultural, com décadas de tradição no município de Dourados, abriga importante acervo histórico que compreende variedade de materiais, como instrumentos musicais, fotografias, itens fonográficos, entre outros. Referência para a arte regional, o prédio foi integrado à administração da Universidade desde 2014 e, após reformas, reabre para atendimento da população douradense e a todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

A noite de inauguração contou ainda com a apresentação de artistas da música, poesia e teatro; um momento de celebração da cultura sul-mato-grossense. A apresentação da abertura foi do Grupo Arandu que trouxe cantos e danças indígenas. O Grupo conta com 25 integrantes dentre eles alunos da Rede Estadual e Municipal das aldeias de Amambai e acadêmicos da UEMS das Unidades Universitárias de Amambai e Ponta Porã.

A palavra Arandu é a junção de três termos: ara (tempo), hendu (escutar), arandu (sábio), resultando no significado de “saber escutar o tempo”, caminhando na direção do futuro nos rastros dos antepassados, fortalecendo a cultura, vivendo o tempo guarani kaiowá.

Também se apresentaram o técnico da UEMS e musicista, José Ruivo Netto, juntamente do músico Rafael França. E ainda o poeta Emmanuel Marinho.

Acadêmicos(as) do curso de Artes Cênicas, Dança e Teatro da UEMS/Campo Grande fizeram intervenções artísticas.

A inauguração da Casa da Cultura UEMS - Espaço Guaraoby teve ainda a apresentação do grupo de rap indígena Brô MC´s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil.

O encerramento das apresentações ficou por conta do duo formado pelo cantor Geraldo Espíndola e o instrumentista Marcelo Loureiro.

No local o público presente também pode conferir a “Exposição Arqueológica da Memória” com registros fotográficos do acervo histórico do Centro Cultural Guaraoby.

Nas próximas semanas a equipe da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (DCEL/PROEC) irá anunciar as atividades que serão ofertadas no local a partir do 2º semestre de 2022. Já ocorrem na Casa da Cultura: Aulas de Teoria e Percepção Musical para crianças, adolescentes e adultos, com a maestrina Miriam Suzuki - Terças e Quintas-feiras - no período vespertino; Aulas de Capoeira com Mestre Macaúba - Segundas, quartas e sextas-feiras - no período noturno.

“ Nós estamos organizando para divulgar após o recesso discente e docente da UEMS a oferta de um sarau cultural e musical uma vez por mês. Vamos ter nesse espaço também cursos e oficinas de artes destinados à comunidade interna e externa. Neste momento, estamos fazendo um levantamento da oferta dos nossos artistas e também da vontade da nossa comunidade”, finaliza Érika Kaneta Ferri, Pró-Reitora da PROEC.

Casa da Cultura UEMS

A Casa da Cultura UEMS foi inaugurada no dia 26 de abril de 2003 e teve sua regulamentação aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em 2006. A Casa da Cultura UEMS é um espaço da UEMS, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários. A Casa funcionava em um espaço próximo ao atual endereço ofertando cursos e oficinas promovidos pela Instituição.

Centro Cultural Guaraoby

O Centro Cultural Guaraoby é conhecido como o mais antigo e tradicional espaço de arte e cultura de Dourados/MS, durante mais de 45 anos foi o reduto das atividades voltadas à arte e cultura, em especial, ao canto coral. No espaço localizado no centro da cidade foram realizados inúmeros encontros, intercâmbios culturais e oficinas.

O Centro Cultural Guaraoby (guará = peixe / oby = azulado, esverdeado, dourado = peixe dourado // guará = lobo / oby = uivo do lobo) - anteriormente denominado Coral Santa Cecília; foi oficialmente criado em 02 de setembro de 1979, tendo como local o colégio Imaculada Conceição em Dourados/MS. O Centro Cultural inaugurou sua sede própria em 27 de outubro de 1984 e em 10 de setembro de 2006, reformulou, por força de lei, os seus estatutos, oportunidade em que foi também mudada a razão social, substituindo, assim, o nome Coral Santa Cecília, como era conhecido para Centro Cultural Guaraoby.

Adilvo Mazzini e seu legado

O Maestro Adilvo Mazzini nasceu em Rio do Sul (SC) em 1943 e chegou ao então estado de Mato Grosso em 1966 no município de Rio Brilhante. Lá atuou como professor de língua portuguesa, educação física, latim e francês. Foi somente em 1970 que Mazzini veio para Dourados onde, além do magistério desempenhou funções principalmente na área cultural, tendo sido Diretor de Cultura da Funced/Dourados.

Entre seus principais feitos na área da cultura e música douradense estão a implantação do Encontro de Corais em Dourados, realizado anualmente; fundação e regência do Coral Santa Cecília; publicação de textos literários em jornais e revistas locais; era membro do grupo de regentes de corais do Movimento Coral Brasileiro; além de ter fundado o Centro Cultural Guaraoby.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.