UFGD oferece aperfeiçoamento a professores que atuam na fronteira

UFGD oferece aperfeiçoamento a professores que atuam na fronteira

Professores da rede pública de ensino que atuem em salas de aula da região de fronteira entre Brasil e Paraguai podem se inscrever a partir de amanhã, dia 05 de julho, no curso de aperfeiçoamento "Redesenhando a fronteira: língua(s), cultura e transculturalidade". Ofertado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), por meio do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (RENAFOR), o curso tem como objetivo complementar a formação dos docentes de Ponta Porã, Paranhos, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai e Mundo Novo, que estão em troca direta com a realidade do país vizinho.

As inscrições vão até dia 18 de julho e devem ser feitas por meio do endereço https://docs.google.com/forms/d/1Khqx4W4sorOLhyzZUXDtVx_A-vhFncIT26XtVMHeg_k/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link. Além disso, é necessário enviar uma carta de intenção para o e-mail [email protected], explicando os motivos pelos quais o professor gostaria de fazer a capacitação, junto com o currículo, cópia do RG e CPF, comprovante de residência, diploma de conclusão de curso e contracheque ou declaração de vínculo com a escola.

Para participar, o professor precisa atuar em escolas públicas localizadas na vizinhança do município paraguaio de Pedro Juan Caballero e ser integrante do Programa Escola Intercultural de Fronteira (PEIF), uma colaboração realizada entre os Ministérios de Educação do Brasil e do Paraguai.

O curso, que vai de agosto a dezembro de 2014, será composto de 240 horas, sendo 100 a distância e 140 presenciais, ministradas em Ponta Porã. Serão formadas duas turmas com 56 vagas cada, totalizando 112 oportunidades divididas da seguinte forma: 40 vagas para Ponta Porã, 12 vagas para Amambai, 12 vagas para Aral Moreira, 12 vagas para Coronel Sapucaia, 12 vagas para Paranhos e 12 vagas para Mundo Novo.

Todas as informações estão disponíveis no edital.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.