UFGD oferece curso de capacitação em psicologia a professores da rede pública

Para fazer a inscrição é preciso enviar mensagem com o título “Inscrição em Curso de Capacitação”

Com foco em professores, coordenadores e diretores do ensino infantil, fundamental e médio da rede pública, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realizará o II Curso de Capacitação Docente em Psicologia Pedagógica Concreta, inspirado na obra de Lev S. Vygotsky (1896-1934). Serão oferecidas 60 vagas e as inscrições vão de 15 de janeiro a 15 de fevereiro. Do total, 10 vagas serão reservadas a professores que atuam também como supervisores do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), em qualquer área de ensino.

As aulas, que têm início em 27/03, vão até setembro de 2014 e acontecerão quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, no auditório I da FCH (Faculdade de Ciências Humanas), na unidade II da UFGD. O certificado concedido aos concluintes será de 60 horas. O cronograma das atividades avaliativas será fornecido ao longo do curso.

Para fazer a inscrição é preciso enviar mensagem com o título “Inscrição em Curso de Capacitação” para o e-mail [email protected], informando:

a) nome completo

b) RG

c) data de nascimento

d) local de atuação profissional

e) endereço residencial

f) telefone/celular/email para contato

Além dessas informações, o candidato deverá enviar uma declaração ou atestado da escola em que atua, comprovando seu vínculo ativo com o magistério público, bem como uma carta de motivação, digitada, expondo seu interesse em participar do curso. Os professores que atuam como supervisores do PIBID devem mencionar isso na carta de motivação.

O curso é coordenado pelo professor doutor Cristiano da Silveira Longo, professor adjunto da FCH, curso de Psicologia, mestre e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Dúvidas podem ser enviadas para o email de inscrição.

Programação do Curso:

UNIDADE 1. Apresentação do Curso.

O Professor e seu papel: ou da “Psicologia do Mestre” e dos objetivos da capacitação;

Função primordial do educador e da escola.

Distribuição de material instrucional apostilado e orientações sobre leituras básicas e complementares do Curso;

Critérios de avaliação.

UNIDADE 2. Fundamentos Epistemológicos da Psicologia Pedagógica Vigotskiana

Psicologia Sócio-Histórica: o materialismo histórico e dialético, a lingüística russa, a antropologia e o espinosismo.

Constructos teóricos fundamentais: aprendizado, desenvolvimento, zona de desenvolvimento proximal, desenvolvimento real e potencial, mediação simbólica ou semiótica, periodização do desenvolvimento psicológico, linguagem, sentido e significado, atividade, o brincar, constituição do psiquismo, internalização do real.

UNIDADE 3. Do Processo Pedagógico ou da Tarefa Educacional

Educação como Re-Criação da Vida;

Escola como contexto de constituição das singularidades: relações interpessoais, processos de subjetivação, relação professor-aluno, atividades pedagógicas, contexto, aprendizagem e desenvolvimento;

Concepção de aluno e concepção de professor;

UNIDADE 4. Educação pelo Trabalho e pela Arte

Estruturação de atividades pedagógicas envolvendo situações de trabalho coletivo e criativo;

Estruturação de situações-problemas em sala de aula;

Discussão e análise de casos;

UNIDADE 5. Temáticas Contemporâneas e fenômenos emergentes em contexto Escolar

Violência na escola e violência da escola;

Indisciplina, desinteresse, desmotivação: etiologia do fracasso escolar;

Cidadania e direitos humanos na escola;

As novas configurações subjetivas na infância e adolescência;

Orientação da afetividade, da moralidade e profissional a partir da escola.