UFGD oferece mais de 460 vagas em cursos de mestrado e doutorado

  • Redação 94 FM
Divulgação
Divulgação

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) abre nesta terça-feira (17/10), o período de inscrição dos editais de seleção de 32 cursos de mestrado e de doutorado. São mais de 460 vagas para a formação das turmas de 2024 de 23 programas de pós-graduação (PPGs), em diversas áreas do conhecimento.

As inscrições serão realizadas pela internet (https://sistemas.ufgd.edu.br/scpg-inscricao), de acordo com as orientações contidas no edital de cada programa. É importante ressaltar que dentre os 23 programas disponíveis, apenas três exigem o pagamento de uma taxa de inscrição, entretanto, candidatos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar a isenção do pagamento. Fora a taxa desses três programas, todos os cursos ofertados são integralmente gratuitos, ou seja, não há cobrança de mensalidade.

Apesar da sincronização da abertura das inscrições em quase todos os programas, é importante frisar que a data de encerramento varia entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, de acordo com o cronograma estipulado por cada PPG. Os primeiros prazos de inscrição que serão encerrados são dos cursos de mestrado em Psicologia (31/10), em Sociologia (08/11) e em Antropologia (12/11).

Os procedimentos de seleção podem abarcar carta de apresentação, projeto de pesquisa, entrevista, prova de conhecimentos, análise do currículo Lattes (com foco na produção científica) e exame de suficiência em língua estrangeira.

Seja qual for o programa de pós-graduação, os candidatos poderão, no ato de inscrição, optar por concorrer às vagas reservadas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, conforme a Resolução Nº 176, de 20 de julho de 2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFGD, que trata sobre a Política de Ações Afirmativas para Pretos, Pardos, Indígenas e Pessoas com Deficiência na Pós-Graduação Stricto Sensu da UFGD.

Além desses 22 programas de pós-graduação acadêmicos, a UFGD participa de dois programas profissionais em rede, voltados aos professores em exercício da docência nas escolas: o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) e o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), que encerrarão as inscrições em 6 de outubro e em 15 de outubro, respectivamente.

Dúvidas sobre os programas podem ser esclarecidas pelo telefone (67) 3410-2861 ou pelo e-mail [email protected].


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.