UFGD realiza aplicação de vacina e teste rápido de IST

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas e acontecerá das 16h às 21h no próximo dia 27 de setembro

  • Redação com UFGD
Evento será na Unidade de Suporte à Urgência (USU), que fica localizada no Centro de Convivência (Foto: Divulgação/UFGD)
Evento será na Unidade de Suporte à Urgência (USU), que fica localizada no Centro de Convivência (Foto: Divulgação/UFGD)

No dia 27 de setembro, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) será sede da ação “Saúde em dose dupla na Universidade”, com serviços gratuitos de aplicação de vacinas e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O evento é aberto a todas as pessoas interessadas e acontecerá das 16h às 21h, na Unidade de Suporte à Urgência (USU), que fica localizada no Centro de Convivência – Unidade 2.

O Centro de Testagem e Aconselhamento da prefeitura realizará testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C; já a equipe do Núcleo de Imunização, com apoio dos profissionais da USU, será responsável pela aplicação de vacinas contra influenza, covid bivalente (para pessoas ainda não vacinadas em 2023), dupla adulto (tétano), hepatite B, e tríplice viral. Para se vacinar, será necessária a apresentação da carteirinha de vacinação e CPF. Se possível, levar, também, o cartão do SUS.

Os testes rápidos serão ofertados de forma gratuita e sigilosa através da campanha Fique Sabendo, que é uma ação do Ministério da Saúde direcionada à ampliação do diagnóstico precoce da população. O teste fica pronto em aproximadamente 30 minutos, sendo necessária apenas uma gota de sangue. Para realizar os exames, não é necessário cadastro prévio, basta comparecer na USU no horário divulgado. Os resultados saem na hora e são entregues aos usuários com total discrição.

Esta campanha é realizada em parceria entre a USU/UFGD e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Assistência Especializada.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.