Um ano após surto, Chikungunya teve apenas 9 confirmações em Dourados

Secretaria de Estado de Saúde detalha que houve 37 notificações e 9 casos confirmados neste ano, sem mortes relacionadas à doença no município

Casos de Febre do Chikungunya caíram acentuadamente em Dourados neste ano (Foto: A. Frota)
Casos de Febre do Chikungunya caíram acentuadamente em Dourados neste ano (Foto: A. Frota)

Após ter enfrentado surto de Febre do Chikungunya em 2018, Dourados agora encerra 2019 com a doença controlada. Boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (30) pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que houve 37 notificações e 9 casos confirmados neste ano, sem mortes relacionadas à doença. 

No ano passado, o município teve 157 suspeitas e 89 confirmações. À época, as autoridades estaduais detalhavam ter detectado surto de chikungunya na cidade (em bairro específico não revelado) a partir da semana epidemiológica 11 - compreendida entre os dias 11 e 17 de março - com casos confirmados.

Embora tenha sido o município com maior número de confirmações da doença em todo o Mato Grosso do Sul em 2018, a única morte causada pela Febre do Chikungunya naquele ano ocorreu em Campo Grande, que teve 264 notificações e 83 casos confirmados.

Em 2019, houve 579 casos notificados e 61 confirmados em todo o território sul-mato-grossense, sem qualquer registro de morte.

Já o Zika Vírus teve neste ano oito notificações em Dourados e duas confirmações. No Estado esses números foram, respectivamente, 582 e 128. Em 2018 o município só teve uma notificação e uma confirmação da doença.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.