Umidade volta a gerar alerta por riscos à saúde humana e calor supera 30ºC

Na quinta-feira e hoje, temperatura subiu quase 20 graus durante o dia em Dourados

Temperatura em Dourados começou o dia em 11.5ºC e depois passou de 30ºC (Foto: Eliel Oliveira)
Temperatura em Dourados começou o dia em 11.5ºC e depois passou de 30ºC (Foto: Eliel Oliveira)

Dourados voltou a ter alerta por causa dos riscos à saúde humana decorrentes da baixa umidade relativa do ar. Nesta sexta-feira (12), o índice apurado pela Embrapa Agropecuária Oeste foi de 26% às 13h43. Quatro minutos depois, às 13h47, houve o registro da mais elevada temperatura do dia até agora, 30.2ºC. A mínima, ocorrida às 6h19, foi de 11.5ºC.

Na quinta-feira (11), a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul teve tempo ainda mais seco, com umidade relativa do ar em 23% às 13h45, e quente, com temperatura máxima de 30.4ºC às 13h42. Contudo, o dia começou frio, com 10.7ºC às 5h26.

A exemplo do que ocorreu ontem, hoje o Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste divulgou alerta para “estado de atenção”. Isso porque, com umidade do ar acima de 30%, não há riscos para a saúde humana. Contudo, entre 30% e 20%, como no caso de hoje, é configurado “estado atenção”. De 20% a 12% a classificação vai para “estado alerta”, e abaixo de 12% já é estado de emergência.

“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, detalha o alerta divulgado no site da Embrapa Agropecuária Oeste. Ele detalha utilizar o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar os riscos à saúde humana de baixos índices de umidade do ar.

Conforme já revelado pela 94FM, a previsão para este fim de semana é de sol e altas temperaturas em Dourados, de acordo com a meteorologia. Neste sábado (13), a temperatura é de dia ensolarado, com mínima prevista de 16ºC e máxima de 32ºC. E no domingo, também sem previsão de chuva, a temperatura máxima deve chegar aos 34ºC, com mínima de 18ºC. (Colaborou Karol Chicoski)



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.