Ventania levanta poeira e provoca queda de 10 graus na temperatura em Dourados

Captada em vídeo pela reportagem da 94FM do 10º andar do Edifício Adelina Rigotti, a ventania dessa tarde levantou poeira pela cidade

Em tarde quente e seca, Dourados enfrentou ventos fortes (Foto: Reprodução/Facebook)
Em tarde quente e seca, Dourados enfrentou ventos fortes (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma ventania repentina fez Dourados ser tomada por um poeirão na tarde desta quarta-feira (12). A temperatura que atingiu 37.2ºC de sensação térmica às 14h00 despencou mais de 10 graus e até a publicação desta matéria estava em 26.0ºC, conforme registros do Boletim Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.  A umidade relativa do ar, que teve seu mais elevado índice (77%) apurado às 5h40, despencou para o mínimo (34%) às 15h11, quando começou a ventar forte.

Na seca total desde o dia 30 de novembro, a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul já tem pontos com indícios de chuva e o Portal Climatempo passou a indicar 80% de probabilidade de chover 5 milímetros, com pancadas à tarde e à noite. 

Até terça-feira (11), só havia previsão semelhante a partir do sábado (15). Para dezembro, a média histórica de precipitação pluviométrica indica que são esperados 180.7 milímetros.

Captada em vídeo pela reportagem da 94FM do 10º andar do Edifício Adelina Rigotti, a ventania dessa tarde levantou poeira pela cidade. De acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, a velocidade do vento atingiu 38 km/h às 17h44. Ouvintes e leitores da Dona do Primeiro Lugar relataram problemas em diversos bairros. (veja abaixo)


Conforme a Embrapa, o calorão apurado nesta tarde é classificado como de “muita atenção” numa escala de riscos à saúde humana. Entre 41,1ºC e 54ºC, a temperatura aparente é classificada como de “perigo” e acima de 54ºC “perigo extremo”.

“O calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração”, detalha a Embrapa Agropecuária Oeste, que informa medir a sensação térmica pela Temperatura Aparente ou índice de calor “devido ao efeito conjunto de temperaturas altas e da umidade do ar”. “O nível de risco à saúde humana é avaliado com base no critério da NOAA's National Weather Service Office dos Estados Unidos”, pontua.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.