Verão começa com alerta de risco à saúde em Dourados por causa do calor intenso

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, os próximos dias devem continuar quentes na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul

Sensação térmica já atingiu 34.8ºC hoje, às 13h45 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Sensação térmica já atingiu 34.8ºC hoje, às 13h45 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

O verão começou às 12h59 desta terça-feira (21) e pouco depois Dourados teve alerta de muita atenção por riscos à saúde quando a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste apurou sensação térmica atingiu 34.8ºC, às 13h45.

Leia também:
-Verão terá influência de La Niña com tendência de chuvas irregulares e temperaturas acima da média

De acordo como Guia Clima, o calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, pode afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração, bem como pode causar fadiga, câimbra e esgotamento.

Coincidência ou não, a temperatura máxima registrada hoje, de 34.8ºC às 13h11, é superior a do último dia da primavera, na segunda-feira (20), quando os termômetros tiveram o extremo marcado em 33.1ºC às 15h04.

Com 57.8 milímetros de chuva acumulada em dezembro, ante o índice pluviométrico médio de 177.7 milímetros esperado para o mês inteiro, Dourados também enfrenta baixos níveis de umidade relativa do ar. Hoje, ela despencou de 91% na madrugada, às 4h24, para 31% no início da tarde, às 12h51.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os próximos dias devem continuar quentes na maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

Para quarta-feira (22), apesar da possibilidade de chuva isolada, a temperatura deve variar entre 24ºC e 29ºC. Depois, dias de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, quinta-feira (23) vai de 21ºC a 33ºC e sexta-feira (24) de 21ºC a 34ºC. No sábado (25) de muitas nuvens, a mínima prevista é de 22ºC e a máxima de 36ºC.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.