Volta do transporte escolar é vitória de toda comunidade, afirma Marçal

Prefeita Délia Razuk recuou da decisão que havia comunicado anteriormente, de não transportar estudantes da área urbana da cidade

Prefeitura de Dourados vai transportar apenas alunos da rede municipal matriculados da 1ª à 5ª série (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)
Prefeitura de Dourados vai transportar apenas alunos da rede municipal matriculados da 1ª à 5ª série (Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados)

A prefeita Délia Razuk (PR) recuou da decisão que suspendeu o transporte escolar de alunos da Rede Municipal de Ensino residentes na área urbana de Dourados. Nesta terça-feira (14), a gestora municipal foi vistoriar os ônibus que farão o serviço, após intensa pressão social capitaneada por pais e mães dos estudantes prejudicados pela medida.

Responsável por fazer ecoar na Câmara Municipal os apelos desses pais, o vereador Marçal Filho (PSDB) alerta que essa é uma vitória parcial e reforça a necessidade de manter o alerta e a luta constante para evitar perdas de direitos sociais.

“Fico satisfeito por ter sido um dos porta-vozes das comunidades que estavam sendo prejudicadas com a suspensão do transporte escolar feito pela prefeitura”, pontuou o parlamentar nesta tarde, ao saber do recuo da prefeita.

Até então, a Prefeitura de Dourados argumentava que manter uma linha exclusiva para os alunos geraria um custo elevado e que o município não tem condições de arcar. Alegava ainda que esse serviço seria ilegal, uma vez que apenas o transporte de estudantes da zona rural teria respaldo legal.

Mas a pressão popular e a contundente ação parlamentar de Marçal fizeram a prefeitura rever o próprio posicionamento. Nesta manhã, em audiência com a secretária municipal de Educação Audrey da Silva Milan Conti no Palácio Jaguaribe, a sede do Poder Legislativo, o vereador defendeu solução imediata para o problema, uma vez que as aulas da Rede Municipal de Ensino tiveram início na segunda-feira (13).

Em seu gabinete na Casa de Leis, Marçal recebeu pais e mães que residem em bairros que não dispõem de escolas, como Harrison de Figueiredo, Dioclécio Artuzi e Bonanza, localidades nas quais as crianças matriculadas em unidades escolares municipais seriam prejudicadas pela falta do transporte.

Contudo, foi garantido apenas o transporte de alunos matriculados da 1ª à 5ª série, o chamado ensino fundamental 1. Dessa forma, ficam excluídos estudantes do fundamental 2 (do 6º ao 9º ano), que também são responsabilidade da administração municipal.                       

Nesta tarde a Prefeitura de Dourados informou que o transporte escolar atenderá a sitioca Campina Verde, Campo Belo, Chácara Bonanza, Harrison Figueiredo, Dioclécio Artuzi, Jardim Guaicurus e adjacências.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.