Campanha consegue negociar dívida de 95% dos consumidores em Dourados

  • Campo Grande News

A campanha “Saindo do Sufoco”, realizada em Dourados pelo Procon em parceria com a Unigran de 1º a 30 de setembro, atendeu 437 consumidores com dívidas vencidas com lojas, bancos e até com as empresas de água e energia elétrica. De acordo com o balanço, houve acordo entre devedor e credor em 95% dos casos.

Durante o mês, consumidores com dívidas em atraso procuraram o Procon para pedir a negociação. Equipes do órgão de defesa do consumidor entravam em contato com o credor, que apresentava uma proposta, já com desconto de parte dos juros e multa.

Conforme o balanço, foram negociados R$ 375,5 mil em dívidas. Os acordos geraram um valor de R$ 234,5 mil. Segundo o Procon, houve desconto em relação ao débito principal, o que ajudou a quitar a dívida em atraso.

A maioria das dívidas negociadas pelo Procon foi relacionada ao cartão de crédito, considerado o principal vilão para o endividamento das famílias brasileiras, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio).

Rozemar Matos, diretor do Procon, informou que além da negociação das dívidas, muitas pessoas procuraram o órgão para pedir orientação, muitas delas desmotivadas por não conseguirem controlar os gastos e sair do “vermelho”. Essas pessoas receberam orientações sobre economia doméstica.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.