Carnês do IPTU com aumento de até 400% começam a chegar às casas dos douradenses

Reajuste foi aprovado em novembro do ano passado, por 11 dos 12 vereadores

  • Alexandre Duarte

Como havia sido adiantado pela 94fm em novembro do ano passado, o reajuste do IPTU começa a chegar aos contribuintes de dourados, que estão assustados com os valores.

No dia 12 de novembro de 2012, em caráter de urgência e com uma única votação, a Câmara de Vereadores de Dourados, aprovou um polêmico projeto de autoria do prefeito Murilo Zauith, que reajustava os valores cobrados no IPTU.

A justificativa do prefeito era de que o valor estava defasado e sem aumentos desde 2005. Conforme informações colhidas pela reportagem da 94m, nos bastidores da câmara, havia muita pressão para que o projeto fosse aprovado o mais rápido possível e sem nenhum alarde, para evitar protestos por parte da população douradense.

A pressão do prefeito surtiu efeito e o texto foi aprovado na íntegra por 10 dos 12 vereadores. A 94fm foi o único veículo de comunicação a noticiar o fato logo após a aprovação.

Reajuste superior a 400%

Indo ao encontro com as previsões da 94fm no final do ano passado, em algumas regiões da cidade, como no Parque Alvorada, contribuintes tem recebido o carnê do IPTU com reajustes que superam os 400%. No água boa o aumento também foi abusivo e os moradores começam a reclamar.

É bom lembrar que de 2005 à 2012 o IPTU subiu 30%, já que todos os anos recebe naturalmente o reajuste com base na inflação acumulada pelo IBGE.

O reajuste tem pego de surpresa o bolso do contribuinte douradense, pois alguns nem sequer estavam sabendo do reajuste, tendo em vista que o fato não foi divulgado pela imprensa, exceto pela 94fm.

A medida de um reajuste tão alto no IPTU de Dourados, não tem acontecido em outros municípios do Mato Grosso do Sul. Em campo grande, por exemplo, o reajuste foi zero.