Cidade que mais demitiu no ano passado, Dourados pode perder fábrica neste mês

Conforme dados oficiais do Ministério da Economia, 8,4 mil postos de trabalho formais foram fechados em 2018 no município

Dourados foi destaque negativo no cenário econômico nacional em 2018 (Foto: André Bento)
Dourados foi destaque negativo no cenário econômico nacional em 2018 (Foto: André Bento)

Destaque negativo no cenário econômico nacional como a cidade que mais demitiu trabalhadores no ano passado, Dourados inicia 2019 com a possibilidade de perder uma fábrica de fertilizantes que emprega ao menos 65 pessoas. Conforme dados oficiais do Ministério da Economia, 8,4 mil postos de trabalho formais foram fechados em 2018 no município. 

Agora, notícia publicada na quinta-feira (31) pela Reuters revela que a empresa brasileira Fertilizantes Heringer “decidiu fechar várias de suas fábricas e centros de distribuição no país como parte de um plano de reestruturação para lidar com dívidas elevadas”. Isso incluiria a planta em atividade na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.

Ainda na noite de ontem, o Jornal Diário MS noticiou que a unidade de Dourados, uma misturadora com 25 funcionários na área administrativa e pelo menos outros 40 na fábrica, além de representantes comerciais, sequer funcionou e o telefone disponível no site apenas chamava sem que ninguém atendesse.

No dia 24 de janeiro, foi destaque no Portal G1 a informação de que “São Paulo foi a cidade que mais abriu vagas formais de trabalho em 2018 e Dourados (MS), a que mais fechou”.

“Na ponta negativa, a cidade de Dourados (MS) teve o maior saldo negativo, com as demissões superando as contratações em 8,4 mil postos”, informou a publicação. “O segundo pior resultado foi registrado em Duque de Caxias (RJ), que perdeu 4,4 mil vagas”, detalhou.

Os dados sobre postos de trabalho formais informados nesta matéria são oficiais, divulgados pelo Ministério da Economia através do Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados).

Já a revelação sobre o fechamento de unidades da Fertilizantes Heringer foram confirmadas por duas fontes ligadas à empresa para a Reuters, uma das mais importantes agências de notícias do mundo.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ronivon Alves Moreira

    Ronivon Alves Moreira

    Estou também cinco meses desempregado em Dourados. Tenho curso superior pela Universidade Federal da Grande Dourados, experiência de oito anos como secretário de escola e também já fui auxiliar de cozinha. Está difícil mesmo as coisas aqui em Dourados, ninguém dá oportunidade para gente.

  • Gilson

    Gilson

    Já estou em Dourados a mais de vinte anos e sempre vai ter seus altos e baixos mas Dourados e uma cidade da oportunidade de quem quer trabalhar.

  • JOSIVALDO

    JOSIVALDO

    Fica ate difícil de entender o que uma pessoa dessa fala, sem ponto, vírgula e nada. Quantos amigos meus com faculdade em diversas áreas e não conseguem nada além de bicos, e ainda vem um bosta desse falar que o problema da cidade e falta qualificação.

  • Regina

    Regina

    Aqui é uma cidade maravilhosa sim, quando fui transferida a trabalho, ficava de lá com muita saudade e até que voltei, mas o problema aqui é Administração pública confiaram e colocaram gente muito ruim, desde todos.....cade os vereadores oque fazem?

  • Augentil Pedro Oliveira Siviere

    Augentil Pedro Oliveira Siviere

    Gratidão a Dourados. Não se deve generalizar a administração, em seu meio existem alguns bons profissionais. Torne se vc um responsável pelo embelezamento da mesma através de aprimoramento, educação e respeito, aqui estou a 19 anos dos quais estive empregado por 18 meses após esse período passei a trabalhar constantemente tendo até dificuldade de atender a todas as solicitações: portanto ruim não é a cidade e sim grande parte de seus cidadãos que querem emprego ,mas se quer se prontificam a trabalhar e quando fazem o fazem com má vontade. Sou sul mato grossense. .

  • Susi

    Susi

    Eita cidade boapra se ganhar dinheiro!!!

  • Marcos

    Marcos

    Reflexo de uma administração corrupta e com pessoas comprometidas em aumentar seu próprio padrão de vida. Dane-se o povo.

  • Fabiano

    Fabiano

    Lamentável o destaque negativo, no cenário nacional, de um município com muito potencial. Mas fato é que, está sim abandonada! Não evolui em industrialização e não atrai mão de obra mais qualificada. Ao contrário, tem 6 cursos de engenharia e não consegue reter quase nada dessa mão de obra. Triste!

  • Vidal

    Vidal

    Gosto muito de Dourados, mesmo não ter nascido aqui... Tenho minha empresa nesta cidade... chee Mas o mal aqui é ADM pública, abandonou a cidade, os empresários o povo. Olha o estado das ruas da cidade? Mas o povo doradense que a colocou lá na prefeitura.... Quem planta vento colhe tempestade.... O povo sabia e conhecia que os estavam colocando na prefeitura. E mesmo assim votaram.

  • Silvio

    Silvio

    Dourados está com uma na administração, enquanto o desemprego cresce eles só aumentam seu capital com comércios e ETC.

  • Ja

    Ja

    Sai 3 vezes d dourados e voltei nossa cidade é a melhor pra S viver e ter um bom emprego trabalhei por vários anos na linha d acessórios para veículos e hoje tenho minha própria loja e sou muito grato NÃO m falta trabalho tem dias q tenho q dispensa serviço aqui é uma cidade Boa pra S ter seu próprio negócio...

  • Neide

    Neide

    Dizer que a cidade nunca prestou é muito sem noção, o Brasil e grande o mundo é enorme cata seus panos e vaza. Oque está faltando e uma administração decente e as pessoas se qualificarem, isso é aqui e em qualquer lugar no mundo.

  • Sergio

    Sergio

    Este Ali vive onde pra falar que está cidade não presta?? Não presta pra quem não tem vontade de trabalhar e quer crescer na vida

  • Geovani

    Geovani

    Sejamos sinceros, amo a cidade mas essa administração que temos hj está nos afundando e sujando o nome de Dourados. Ser a cidade que mais desempregou a saúde pública e infraestrutura abandonadas.Sem contar que guarda Municipal e profissionais da educação tiveram que entrar na justiça para serem efetivados, se não estaria bem pior.
    Vergonha é nossa ADM

  • Gilmar

    Gilmar

    Esse povo não sabe que é crise ....talvez estão faltando é de qualificação para arrumar emprego.....Crise é na Venezuela..

  • Bel Sordi

    Bel Sordi

    Nossa mato grosso do sul ,, principalmente Dourados nunca cresce no desenvolvimento da cidade que pena

  • Leibnitz

    Leibnitz

    Sempre existiu aqui nesta cidade, uma propaganda "ufanista", de progresso e qualidade de vida, que não correspondem a realidade, dos fatos.

  • Paulo

    Paulo

    Adoro Dourados tenho grande sonho de mota um negócio aí.
    Mesmo com esse comentário de crise.

  • Tom

    Tom

    A empresa faz dívidas altas, depois não consegue paga, ae tem que fecha às portas...
    E uns culpa a cidade depois!
    Sempre fui abençoado na minha cidade.
    Tem gente que quer escolher serviço, e fica metendo o pau na cidade.
    Trabalho sempre teve.
    Se vc não tem um currículo apresentável ae já não é problema da cidade.

  • Ana Paula

    Ana Paula

    Por mas q a nossa cidade esteja em crise sou apaixonada por ela e não abro mão

  • Diego

    Diego

    Dourados esta assim pela mal adminitracao mais nao poço reclamar fui muito abencoada aqui na cidade

  • Narciso

    Narciso

    Ali.so uma coisa se vc mora nela vai embora para outro lugar se tem estudo e não arrumou serviço aí é pq não se qualificou tem emprego em muitas áreas sim basta ter força de vontade de trabalhar uma dica é a coamo que está prestes a ser inaugurada uma dica pra vc (ali) leva um currículum la quem sabe eles te arrumam um emprego ai para de falar que a cidade nao presta gente qualificada arruma emprego em qualquer lugar fica a dica # sou Douradense sou Sul matogrossence.

  • Ali

    Ali

    Essa cidade nunca prestou ..sempre esteve em crise