Comércio de MS vendeu mais produtos eróticos e até carros com pandemia

Dados foram apurados pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, que aponta melhora nas perspectivas para 2021

Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS fez análise dos resultados de 2020 e novas perspectivas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS fez análise dos resultados de 2020 e novas perspectivas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Análise do impacto provocado pela pandemia da Covid-19 para o comércio de Mato Grosso do Sul no ano de 2020 mostra que houve aumento das vendas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, carros, produtos eróticos, e da prestação de serviços relacionados a conserto e marketing.

Os dados foram apurados pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) e também apontam que das datas festivas historicamente boas para o comércio, apenas o Dia das Crianças teve saldo positivo, mesmo assim tímido.

“Sem dúvida o ano de 2020 foi bastante conturbado, com diversos reflexos da pandemia sobre a vida das pessoas e negócios. Temos mais de 150 mil pessoas desempregadas e três mil empresas fechadas, além da inflação nas alturas, superando a casa dos 20%, no caso de IGP-M. Apesar disso, já temos neste momento indicadores menos piores que no início da pandemia e novas oportunidades continuam surgindo”, ponderou a economia, Daniela Dias, do IPF-MS.

Neste sentido, as perspectivas para 2021 são otimistas por causa de alguns fatores elencados pelo empresariado sul-mato-grossense. Entre eles a desaceleração do desemprego, já que o Estado conseguiu registar mais admissões do que demissões no final do ano passado.

Além disso, o levantamento apurou que 25% dos empresários do comércio pretendiam realizar contratações entre os meses outubro, novembro e dezembro, bem como houve melhora do índice de confiança do empresário do comércio.

Isso é reflexo do aumento das vendas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, carros, produtos eróticos, e da prestação de serviços relacionados a conserto e marketing.

Tanto que também aumentou o número de empresas abertas em território estadual e as exportações do agronegócio, protagonista do cenário econômico, ficaram mais competitivas.

Em contraponto, o faturamento do comércio sul-mato-grossense em 2020 teve queda 25% na Páscoa, de 44% no Dia das Mães, de 43% no Dia dos Namorados, de 20% no Dia dos Pais, e de 28% no Natal e Ano Novo. Somente o Dia das Crianças teve saldo positivo, de 5%.


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