Comércio deve manter 10% dos trabalhadores temporários contratados no final do ano em MS

Em Dourados, o Sindicato calcula a contratação de 800 trabalhadores

A Fetracom-MS (Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço de Mato Grosso do Sul) estima que pelo menos 10% dos 10 mil profissionais temporários contratados para atuar no comércio no final do ano de 2013, permanecerá no mercado a partir de janeiro deste ano.

Atualmente o mercado emprega 90 mil trabalhadores em todo estado. De acordo com o presidente da Fetracom, Idelmar da Mota Lima, somente em Campo Grande foram cerca de 4 mil trabalhadores temporários contratados.

Em Dourados, o Secod (Sindicato dos Empregados no Comércio) calcula a contratação de 800 trabalhadores para reforço desde outubro. O presidente, Pedro Lima acredita que muitos permanecerão nas vagas tanto pelo desempenho profissional como também devido à carência que as próprias lojas terão com a economia aquecida.

Em Três Lagoas foram contratados em torno de 300 temporários para reforçar as vendas de Natal, de acordo com o Sec-TL ( Sindicato dos Empregados no Comércio de Três Lagoas). Os sindicatos dos comerciários de Ponta Porã, Corumbá, Maracaju, Naviraí, Paranaíba e Aquidauana também apontam números consideráveis de trabalhadores provisórios contratados desde outubro.