Dourados sedia debate sobre desenvolvimento do turismo na região

Nelson Cintra, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado, visitou a 94 FM nesta sexta-feira (André Bento)
Nelson Cintra, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado, visitou a 94 FM nesta sexta-feira (André Bento)

Nesta sexta-feira (23) Dourados sedia um amplo debate sobre o desenvolvimento do turismo na região Centro-Sul. Parte da Rota do Desenvolvimento Mato Grosso do Sul, evento que começou quinta-feira (22) e segue até domingo (25), o encontro tem a participação de Nelson Cintra, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado.

Antes de ir ao evento, onde ministra palestra às 14h, Cintra visitou a 94 FM e deixou o recado para empresários e gestores públicos sobre o papel do turismo no desenvolvimento socioeconômico de municípios.

“O turismo é um gerador de emprego e renda. Os governos hoje estão se atentando para isso. Você não precisa só ter belezas naturais para desenvolver o turismo. Pode ter um belo evento, como o porco no rolete, festa da linguiça, feira agropecuária, onde consegue atrair pessoas e gerar emprego e renda por três, quatro, cinco dias. Quem ganha é a cidade”, afirmou.

Conforme o diretor-presidente da Fundação de Turismo, o papel do Governo do Estado é orientar os gestores municipais e demais atores sociais para o fomento a esta atividade de potencial indiscutível para a economia local. “Nossa orientação é nesse caminho para os prefeitos, empresariado de modo geral, entenderem que precisam vestir a camisa e ajudar o seu município. O Estado através da Fundação de Turismo está aqui para promover, ajudar, capacitar”, pontua.

Cintra reconhece que ainda falta estruturar para o turismo regiões como a Centro-Sul, que congrega 20 municípios e é o foco do evento que acontece no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, na Rua Coronel Ponciano, ao lado da Prefeitura de Dourados.

“Temos que estruturar o Centro Sul como o Estado todo. Bonito e Pantanal já são bem estruturados e o objetivo é estruturar o restante do Estado”, reconhece. “Ainda não houve um trabalho para desenvolver município por município. E a orientação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é desenvolver em todas as regiões e definir roteiros”.

Para isso, segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo, o primeiro passo é fazer o diagnóstico de cada município para verificar os potenciais a serem incentivados em cada um.  “Nós estamos motivando os municípios a entenderem que a indústria do turismo gera emprego e renda imediata. Um belo evento fomenta a economia da cidade, gera um ganho geral no município. Nosso trabalho é motivar os municípios. Ainda é um entendimento que não está bem claro por parte dos municípios”.

Segundo Cintra, no Norte do Estado está sendo criado o roteiro São Gabriel, Rochedo, Coxim, Alcinópolis e Costa Rica. Além disso, conforme o diretor-presidente, uma reunião recente com gestores municipais e estaduais deu boa arrancada para a abertura do Parque do Ivinhema.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.