Governador confirma liberação do empréstimo consignado a partir de 1º de janeiro

Estado também pretende buscar junto aos novos bancos autorizados garantias de que não haverá lesão ao funcionário público

O Governo do Estado vai proceder a partir de 1º de janeiro do próximo ano a liberação ao servidor de contratação de empréstimo com consignação em folha de pagamento em outras instituições bancárias que não apenas junto ao banco onde é atualmente permitido. O governador André Puccinelli confirmou essa determinação em entrevista nesta terça-feira (20), em Campo Grande. O Estado também pretende buscar junto aos novos bancos autorizados garantias de que não haverá lesão ao funcionário público, evitando juros extorsivos.

“A partir de 1º de janeiro de 2013 o consignado estará liberado para todos. Esse é um compromisso que estaremos cumprindo”, assegurou Puccinelli, após participar da abertura da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, na Governadoria. Com a permissão para que diversos bancos possam oferecer o serviço vinculando as parcelas de pagamento ao desconto em folha, o governo pretende assegurar que o trabalhador não seja prejudicado se decidir trocar o banco oficial por uma instituição diferente.

“Serão chamadas todas as instituições financeiras para que deem garantia de não dar golpe no servidor, de não cobrar juros extorsivos”, citou André. Essa preocupação diz respeito, por exemplo, ao servidor que está endividado no banco que hoje faz o consignado (Banco do Brasil) e que poderia correr o risco de se comprometer com juros abusivos ao buscar em um novo banco recursos para quitação. “Nós vamos tomar cuidado para que isso não aconteça. Vamos tomar cuidado para mediar, também, para os sindicatos dos servidores, maneiras de que as outras instituições, por estar ele [servidor] penhorado numa e querendo sair, não cobrem juros mais caros”.