Governador diz que irá fiscalizar a atuação da Enersul após venda da empresa

Puccinelli lembrou que várias empresas do Grupo Rede estão em situação financeira difícil

O governador André Puccinelli afirmou hoje (21) que o poder público irá fiscalizar a atuação da distribuidora Enersul, que pertencia ao Grupo Rede, e que esta semana teve a venda anunciada. Puccinelli, que esteve em viagens a Brasília e pelo interior do Estado nos últimos dias, disse que não tinha informações detalhadas a respeito do entendimento para aquisição da empresa pela CPFL Energia e a Equatorial Energia, mas que, independente de quem sejam os novos controladores, o governo estará atento ao desempenho da concessionária.

“Seja quem entrar, o governo e a Assembleia Legislativa irão fiscalizar”, afirmou o governador. O Executivo estadual e os deputados já atuaram em ocasiões anteriores para garantir a melhoria na prestação dos serviços da Enersul quando a empresa pertencia a outro grupo. Essa atuação, que incluiu articulações junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), surtiu resultados como a determinação de devolução por cobrança indevida e a participação do poder público na execução do programa de eficiência energética que atende famílias de baixa renda.

De acordo com informações divulgadas esta semana, o memorando de entendimentos estabelecido entre a CPFL e Equatorial com o Grupo Rede envolve as oito distribuidoras do grupo que estão sob intervenção da Aneel desde o fim de agosto. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários, a Rede Energia informou que “a efetiva conclusão do negócio está sujeita a condições precedentes, dentre elas a obtenção das devidas aprovações por parte dos órgãos públicos competentes e de determinados credores e investidores; aos resultados de uma auditoria a ser conduzida nas empresas do grupo; à aprovação do plano de recuperação a ser apresentado à Aneel e à celebração de acordos com credores da Rede Energia e empresas do grupo”.

Ao comentar a negociação, em conversa com os jornalistas, o governador de Mato Grosso do Sul lembrou que várias empresas do Grupo Rede estão em situação financeira difícil, algumas acumulando dívidas que superam o valor da própria empresa. A Enersul, em comparação, encontra-se em melhor situação. “É uma empresa viável”, afirmou André Puccinelli.