MS tem a 2° menor taxa de desocupação do Brasil

Esse é o segundo trimestre consecutivo que MS se mantém com a menor taxa de desocupação.

  • Karol Chicoski
MS fica atrás apenas de Santa Catarina (Foto: Edemir Rodrigues)
MS fica atrás apenas de Santa Catarina (Foto: Edemir Rodrigues)

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados ontem (17), apontam que Mato Grosso do Sul aparece como o segundo estado do Brasil com o menor índice de desocupação no primeiro trimestre de 2018. Esse é o segundo trimestre consecutivo que MS se mantém com a menor taxa de desocupação. 

Resultado da Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) reunidos pela equipe econômica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), mostram que entre janeiro e março deste ano, Mato Grosso do Sul apresentou taxa de desocupação de 8,4%, ficando atrás apenas de Santa Catarina, que tem 6,5%, e bem abaixo da taxa de desocupação brasileira, em 13,1%.

Comparado com o mesmo período do ano anterior, teve crescimento de pessoal ocupado nos setores de comércio, com 9,2%, transporte e armazenagem, com 8,4%, e Agropecuária, 8,0%. De acordo com a Semagro, o comércio ainda é o que concentra o maior número de postos de trabalho com 257 mil pessoas ocupadas. Logo depois vem a administração pública, com 215 mil pessoas ocupadas. Já em relação dos empregos formais

Ainda de acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, os empregos formais gerados pelo setor privado são maioria e somam 457 mil, enquanto que no setor público são 174 mil.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.