Procon de MS notifica Energisa a prestar esclarecimentos por não atender reclamações

  • Assessoria/Procon/MS
Foto – Procon/MS
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O desinteresse demonstrado pela Energisa, em relação às reclamações de consumidores de energia elétrica notadamente nos  municípios do interior do Estado e a falta de atenção às demandas  encaminhadas pelos gerentes dos Procons municipais à empresa distribuidora,  está  gerando descontentamento generalizado o que motivou pedido de providências junto à Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, órgão vinculado à Secretaria de estado  de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast.

Em atendimento aos municípios,  o órgão estadual de defesa do consumidor  encaminhou notificação à empresa que, praticamente,  detém o monopólio dos serviços em Mato Grosso do Sul, na pessoa do seu representante legal, Marcelo Vinhaes Monteiro, a explicar as  razões pelas quais tem elevado de forma até abusiva, os valores da tarifa de energia elétrica,  na Capital e, principalmente, nos municípios do interior do Estado.

A notificação fixa prazo de dez dias, a  partir de ontem (16) para que sejam feitos os esclarecimentos e entregues os documentos que  possam justificar a majoração, sob pena de  ser instaurado processo administrativo. A mesma  notificação determina à direção local da empresa de energia elétrica  que corrija imediatamente as distorções verificadas e proceda o ressarcimento com a devolução dos valores em dobro a cada consumidor prejudicado, emitindo novas faturas com os valores corretos.

“A Energisa tem  sido uma das empresa  como maior número de reclamações tanto no Procon Estadual como nos municipais, e cuja  resolutividade fica aquém do que poderia ser considerado razoável, não existindo um canal  de comunicação eficiente entre a  empresa e o órgão de defesa do consumidor”,  afirma Salomão. A reclamação  dos procons municipais é generalizada e, segundo os diretores dos órgãos nos municípios do interior, “há  demonstração de má vontade quando procuramos contatos  com representantes da empresa para encaminhar demandas de consumidores. A Energisa demonstra não ter interesse em ter um canal direto de comunicação com os órgãos de defesa o consumidor”, segundo os gerentes municipais.


Comentários
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  • Gilsonia

    Gilsonia

    Eu verifiquei meus consumos mensais, que constam na própria conta, e pasmem... Percebi que a prática de aumento abusivo ocorre descaradamente sempre em dezembro. Depois eles vão reduzindo aos poucos até voltar ao consumo real.
    Peguem suas contas e analisem para ver se o que percebi nas minhas contas ocorre nas de vcs tbem.
    Deve ter uma explicacao para isso. Pois nessa época do ano, eu viajo, não monto piscas, por isso a lógica seria diminuir e não aumentar o consumo.
    Qual seria a explicação Energia?

  • Exela

    Exela

    Minha conta triplicou...de 94.00 foi pra 935.00 no mês seguinte.,um absurdo ..a enetgisa diz que ta tudo certo..estou pedindo desde agosto providências e nada acontece ... dezembro paguei 1.500.00 reais sem mudar nada na rotina de consumo.. os valores só sobem sem justificativa...

  • Valdeci Ribeiro do nascimento

    Valdeci Ribeiro do nascimento

    Essa Energisa cada dia rouba mais o consumidor na minha casa todos trabalham mas mesmo assim a conta de energia vem um absurdo

  • Jerson

    Jerson

    Esse é papel do governo, agora esse governador tiver aliado na empresa lascou......

  • Beatriz

    Beatriz

    Devemos pagar apenas o justo, o que realmente utilizamos.
    E a eles devem prestar serviços de qualidade. Aqui em Cristalina Caarapó MS, estamos ficando direto sem energia. E não é por situações climáticas não.
    Eles deveriam averiguar a situação, pois quando chega a conta temos que cumprir com nosso dever.

  • Bia

    Bia

    Aqui em Cristalina Caarapó MS. Está tendo muita queda de energia, e não é quamdo o tempo está de chuva, ou ventando, não. Simplesmente estamos ficando sem energia constantemente.
    Além de pagarmos um preço absurdo .

  • Sandra

    Sandra

    Estamos sendo roubados na cara dura! Basta! Vamos pagar o justo! Somente o justo!!

  • Nilvan souza

    Nilvan souza

    As frequentes altas estão passando dos limites de qualquer cidadão de bom censo..e justo a gente pagar o que consome mais num.preco justo..minha conta bem em.media 300 a 350..
    Esse mês veio 735 ..achei um.absurdo..nao comprei nada mais do que possuía..tudo bem qur devido ao calor dos últimos dias o ar condicionado ficou ligado um pouco mais..mais alimentar mais de 100% de consumo..Nao creio que seja Verídico isso.

  • BEATRIZ Gomes

    BEATRIZ Gomes

    Isso é um verdadeiro roubo...

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Estamos sendo roubados e ninguém toma providência...
    Estou pagando um absurdo de energia e tenho certeza de que o valor não corresponde com o consumido, porém, quando se vai lá a única coisa que eles sabem dizer é que está certo.
    Certo triplicar o valor da sua conta se não houve aumento de consumo, se vc não adquiriu nenhum eletrodoméstico novo ou modificou sua rotina?
    LAAAAAAAADRÕÕÕES.... SE O CIDADÃO FIZER UM GATO PODE RESPONDER NA JUSTIÇA.
    MAS CADE A JUSTIÇA QUE NÃO INVESTIGA ESSA ENERGISA.

  • Cléber Mantovani

    Cléber Mantovani

    A minha energia elétrica já paguei no máximo 210.00quando gastos demais agora veio 318.00 só por Deus mesmo a energia mais cara do Brasil é do mato grosso do sul

  • Joaquim

    Joaquim

    Tem duas unidades consumidoras, e de uns meses para cá só aumenta!! Mas esse último mês veio valores exorbitantes!

  • Lucas

    Lucas

    Por ser um monopólio não estão nem ai com o consumidor, casos de aparelhos queimados por queda de energia é só através do procon e olhe lá.

  • Eurides dê Caarapó

    Eurides dê Caarapó

    Aqui em casa esse mês subiu 160reais eu pagava entre 113 à 180 veio 350 para quem ganha salário mínimo aafff e são mau educação com eles ñ têm conversa ñ faz nada para ajudar o consumidor

  • Erica

    Erica

    Aqui em casa começaram a cobrar o valor de 220w sendo que usamos 110w. Veio 260 reais no mês de Janeiro 😤

  • Geovani

    Geovani

    .ais ta de mais mesmo aqui em casa a do mes de Janeiro veio o dobro do preço e cada vez estao subindo mais