Reajustes na tarifa de energia em MS podem chegar a quase 70% até abril

  • CampoGrandeNews
Reajustes na tarifa de energia em MS podem chegar a quase 70% até abril

Bandeiras tarifárias, reajuste anual e extra-ordinário. Esses três fatores podem ser considerados uma bola de neve, que alcançará as famílias sul-mato-grossenses em abril. Mas de quanto será esse aumento? Já se falou em mais de 50%, mas o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, garantiu que não passará disso. Disse também que pode haver racionamento, caso o nível dos reservatórios chegue ao limite de 10%.

Agora, especialistas já falam em reajuste de até 69% e há relatos de que técnicos do Governo Federal trabalham na elaboração de medidas para o racionamento a partir de abril, segundo o economista Fernando Abrahão. A presidente do Concen (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Enersul), Rosimeire da Costa, não descarta a possibilidade de um aumento nesse percentual.

“Não sabemos de quanto será exatamente o aumento, porque estamos acumulando reajustes, mas fazendo as contas sabemos que será por aí, mais de 50%. O que podemos dizer, por enquanto, é que o consumidor precisa economizar, porque em abril vai ser um susto só quando for feita a leitura. É preciso rever hábitos tirar tudo da tomada e economizar para não estourar o orçamento”, aconselha.

Segundo Rosimeire, em reunião com o ministro e representantes da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), na semana passada, ficou prevista a homologação do reajuste extraordinário em fevereiro, para valer a partir de 1º de março. Nesta data, conforme já ficou determinado, a bandeira tarifária vermelha passará a cobrar R$ 5,50 a cada 100 kwh consumidos e não mais R$ 3, como ocorre desde janeiro deste ano.

Nesta quinta-feira (19), o Concen se reunirá com a Enersul para saber se a concessionária efetivou o pedido de revisão extraordinária e se pediu algo mais para a Aneel. “Queremos saber para nos preparar e para que o consumidor não seja pego de forma desavisada”, disse Rosimeire, ao lembrar que o Concen planeja propor algo em relação aos impostos. “Estamos fazendo estudo e vamos propor alguma coisa para tentar mitigar essa situação. Temos que contar com apoio de todo”, disse.

Um dos reservatórios que abastecem o Centro-Oeste e o Sudeste, Três Irmãos já se esgotou. Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), esses reservatórios estão com nível médio de 18,71%. Na região Norte, o nível é de 36,7%; na região Nordeste, 16,37% e no Sul, 49,71%.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.