Restituição de R$ 45,3 milhões do IR dá mais fôlego ao comércio de MS

Para a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias, a entrada da restituição do quarto lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2019, que estará nas contas a partir do dia 16 de setembro, é um reforço para a economia de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Receita Federal, 37.944 contribuintes do Estado vão receber o valor de R$ 45.382.932,17. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

“Boa parte desse recurso, historicamente, é usado para o pagamento de dívidas, porém há relatos dos consumidores no interesse de investir em aquisições de bens, reforma da casa, uso em viagens e nas comemorações do fim de ano, fazendo com que o comércio do Estado tenha um alento para este 2019”, explica Daniela Dias.

Inflação baixa, perspectiva de corte nos juros e medidas de estímulo à economia levaram a Confederação Nacional do Comércio (CNC) a elevar a previsão do volume de vendas do varejo ampliado de +4,2% para +4,6%.

Segundo levantamento do IPF- MS, o comércio do Estado também deve aguardar um aquecimento das vendas para o último trimestre do ano. Em julho, último mês avaliado, o volume de vendas foi 1,2% maior do que junho e, no acumulado de 12 anos, 2,2%. “O aporte do 13º salário, a liberação do FGTS e o próprio IR são variáveis que trazem uma expectativa positiva para o consumidor de sair da zona vermelha e conseguir fazer algumas aquisições”, diz Daniela.

Daniela Dias explica ainda que a proximidade de duas importantes datas do varejo - Dia das Crianças e o Natal - também sugerem uma perspectiva favorável. "Três indicadores que compõem o Índice de Consumo das Famílias foram positivos em agosto, entre eles o consumo atual (6,1%) e o de percepção para a compra de duráveis (4,1%)”.

Sobre o IR – O contribuinte que quiser saber mais sobre a liberação dos lotes pode acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone (146) e informar o CPF e a data de nascimento.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.