Serviços digitais do INSS economizam R$ 140 mi em 2019

Dos 400 serviços online oferecidos pelo governo à população, 90 são prestados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Só em 2019, 74 desses serviços foram transformados em digitais. Segundo dados da Secretaria de Governo Digital, a economia gerada para o governo desde janeiro com a medida chegou à R$ 140,7 milhões.


Em janeiro, 8% dos usuários da Previdência Social faziam uso de algum canal digital da instituição. Em agosto, o percentual saltou para 70% de todos os pedidos. "As agências do INSS estão ficando vazias porque o cidadão agora incluído digitalmente está usando de fato esse serviço", afirma o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

A transição para o digital também permitiu uma diminuição significativa em horas de trabalho. Com as mudanças, a estimativa é de que 53,9 milhões de horas tenham sido reduzidas, em atendimentos presenciais ou por telefone aos usuários, por exemplo. 

“As pessoas já estão optando só pelos serviços digitais. É mais prático. Primeiro que o serviço é o mesmo, o cliente não perde nada optando pelo serviço digital. Ele tem o mesmo resultado, mas de forma muito mais rápida. Porque o serviço digital pressupõe que os dados que o cidadão está informando para o INSS são dados já estruturados, então não é uma entrevista que o atendente faz, são dados estruturados que o cidadão informa. Então o atendimento fica mais simplificado e a resposta é mais rápida”, disse.

No entanto, para Marta Gueller, advogada especialista em direito previdenciário, a realidade é muito mais complicada do que o apresentado pelo governo. Ela explica que ao passar a utilizar os canais digitais é necessário assinalar por qual plataforma se deseja receber informações, seja por e-mail, telefone, ou pela página Meu INSS.

“Aí o que acontece, muitas vezes, se você deixa de entrar sistematicamente, e muitas pessoas fazem isso, você acaba perdendo prazos, porque não verifica se houve mesmo a intimação para levar os documentos. Então esses são alguns dos problemas. As vezes está tudo certinho, a soma do tempo de contribuição, na simulação você faz e dá o tempo direitinho para se aposentar, mas na hora de pedir dá como indeferido, porque não foi no INSS pessoalmente levar documentação”, conta a advogada.

No total, foram 11,5 milhões de demandas de usuários na soma das demandas anuais desses 74 serviços que agora são oferecidos digitalmente. Segundo Monteiro, a vantagem é melhor observada para a população rural, pois devido ao afastamento de centros urbanos, “ela não tem uma agencia presencial do governo para atende-la que seja próxima” e, portanto, tem que se deslocar, além de ter um custo maior de transação quando vai consumir esses serviços.


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