Tereré e guavira viram sabores de cerveja em MS

  • Correio do Estado

Tereré, guavira e mandioca são produtos já familiares para qualquer sul-mato-grossense. Mas cerveja com esses sabores é uma novidade que empreendedores do ramo de fabricação artesanal estão apostando para ganhar em 2014 parcela de consumidores exigentes e com paladar apurado na hora de tomar uma boa “gelada”.

Segundo reportagem publicada hoje no jornal Correio do Estado, no próximo semestre, uma nova microcervejaria entra em operação e promete entrar pra valer no mercado, com quatro variações do produto. Os dois empreendimentos devem iniciar com produção mensal de 10 mil litros.

“É um mercado aqui na Capital que tem consumidor, gente que gosta de beber uma cerveja diferenciada”, aposta o cervejeiro Felipe Zuffo que está investindo mais de R$ 1 milhão para fábrica Pantanal. O empreendimento com 2.500 m² fica no bairro Aero Rancho e tem previsão para entrar em operação no mês de março.

Felipe afirma que já fechou com pelo menos 10 locais em Campo Grande para vender a cerveja Moagem - a marca já foi comercializado em bares há alguns, mas era produzida em pequena escala e sem tempero regional. “São bares que estão preocupados em trazer produtos bons e diferenciados para os seus clientes. Nem todos empresários tem essa abertura, mas os clientes estão sempre dispostos a experimentar”, acredita.

E para se sobressair em um mercado cada vez mais diversificado, com degustadores atentos, as marcas regionais da cerveja chamada também de “gourmet” investem no sabor da terra. “Não teria por que fazer um produto aqui e não agradar o sul-mato-grossense. Queremos oferecer esse diferencial e criar uma marca do Estado: quem quiser tomar cerveja de tereré vai ter que vir aqui tomar”, propõe Felipe.