Brasil brilha nos Jogos Mundiais de Surfe

Ítalo, Filipinho e Medina avançam de fase em Miyazaki, no Japão

  • Agência Brasil

O trio brasileiro segue com 100% de aproveitamento na competição promovida pela Associação Internacional de Surfe (ISA), disputa obrigatória para os atletas que buscam vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Após estrearem ontem (11) com vitória nos Jogos Mundial de Surfe, Medina e Ítalo Ferreira se classificaram invictos para a terceira rodada. Filipe Toledo ficou na segunda colocação, e também assegurou vaga na próxima fase.

Filipinho foi o primeiro a cair na água na praia de Kisakihama, em Miyazaki, distrito de Tóquio. Ele obteve nota 14,26 na segunda bateria e avançou em segundo lugar, atrás do canadense Peter Devries (14,83) que também se classificou. O sul-africano Jordy Smith (12,9) e o equtoriano Alex Suarez (10,13) foram para a repescagem.

Entre os invictos, está Ítalo Ferreira: o potiguar venceu com tranquilidade a quarta bateria, alcançando nota 16,17, bem acima do segundo colocado, o filipino Edito Alcala Júnior (12,50), que também avançou. Foram para a repescagem Oney Awnar (10,08), da Indonésia, e o suíço Marlon Gerber (9,07),

O bicampeão Gabriel Medina também manteve a invencibilidade, mas precisou se superar numa das baterias mais acirradas do dia. Dos quatro competidores, Medina foi o que alcançou nota mais alta (10,90), apenas quatro décimos a frente do equatoriano Israel Barona (10,86). O sul-africano Michael February (10,44) e Bruce Mackie (8,60), de Barbados foram para a repescagem.

O Mundial em Miyazaki, no Japão, reúne surfistas de 55 países: os seis melhores de cada pais – três homens e três mulheres – foram convocados de acordo com o ranking mundial. A disputa feminina terminou na segunda-feira (9): a cearense Silvana Lima se sagrou vice-campeã, e a gaúcha Tatiana Weston-Webb ficou em quinto lugar.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.